06/11/2009

Resende ganha uma nova estação de tratamento

Obras no sistema são realizadas por determinação da Prefeitura

Resende ganha uma nova estação de tratamento

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (DEM) participa neste sábado, dia 07, a partir de 8 horas, da inauguração das obras de reforma da Estação de Tratamento de Água do distrito de Engenheiro Passos. No começo do ano, o prefeito determinou a realização da reforma à empresa Águas das Agulhas Negras, concessionária do sistema de água e de esgoto do Município. A nova unidade terá capacidade para tratar 30 litros de água por segundo e vai atender cerca de 850 imóveis. A reforma ficou em aproximadamente R$ 200 mil. - O compromisso do nosso governo é com a população de Resende. No caso do sistema de distribuição de água e de tratamento de esgoto, a nossa postura junto à concessionária do serviço sempre foi e vai continuar sendo de cobrança visando garantir um atendimento de qualidade aos moradores do Município, que têm direito e merecem receber do serviço público as condições necessárias para uma vida saudável – disse o prefeito. O prefeito explicou que a ETA do distrito de Engenheiro Passos recebeu novos equipamentos, os quais vão possibilitar a melhoria de todas as etapas do tratamento de água, entre elas a filtragem, floculação e decantação. O sistema de captação também foi melhorado visando evitar entupimentos da tubulação. Uma das novidades com relação ao serviço em Engenheiro Passos é de que a água passará a receber flúor no processo de tratamento, o que vai contribuir diretamente para as ações visando à preservação da saúde bucal dos moradores do distrito. A água de Engenheiro Passos era captada na serra, depois filtrada, clorada e distribuída. Porém, quando chovia, era inevitável que ela ficasse barrenta, já que o filtro existente não dava conta de eliminar o problema. Com o novo maquinário, esse problema terá um ponto final. OUTRAS OBRAS – Desde o começo do ano, diversas obras e serviços vêm sendo realizados no sistema de água potável e tratamento de esgoto por determinação do prefeito José Rechuan. Uma das ações ordenada pela Prefeitura e executada este ano foi a conclusão das obras de despoluição da lagoa do Loteamento Mirante das Agulhas Negras, na Região da Grande Alegria. O trabalho consistiu na instalação de uma tubulação que passou a conduzir o esgoto direto à Estação de Tratamento da Baixada da Olaria. A retirada do esgoto da lagoa da Morada da Barra, a substituição de trechos da tubulação de água potável em comunidades da região do Lavapés e a instalação de uma elevatória no Surubi foram outras medidas implantadas este ano a partir de determinações da Prefeitura. No final de agosto, Rechuan assinou ainda um decreto municipal estabelecendo punições à concessionária Águas das Agulhas Negras em caso de ineficiência no serviço de água e esgoto. - A Prefeitura dispõe agora de um instrumento legal para punir a empresa se a população não for atendida. O nosso decreto estabelece poderes à SANEAR (Agência de Saneamento do Município de Resende) no sentido de garantir um atendimento de qualidade aos usuários do sistema – concluiu o prefeito.
Palavras chaves: SANEAMENTO BÁSICO