EDUCAR

19/03/2015

Resende ganha nova escola de educação infantil

Rechuan e Pezão participam da cerimônia

Resende ganha nova escola de educação infantil

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (PP) participa nesta sexta-feira, dia 20, às 10 horas, com o governador Luiz Fernando Pezão, da cerimônia de inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil Parque das Águas, que será entregue ao município pelo presidente da Nissan do Brasil, François Dossa. A unidade fica na Avenida Marcílio Dias, s/nº, no bairro Jardim Jalisco.

O projeto da escola foi elaborado através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Urbanismo e Arquitetura e o Instituto Nissan, que reúne ações de responsabilidade social da fabricante de veículos. A entidade investiu cerca de R$ 2 milhões na sua construção.

O espaço tem capacidade para atender 170 crianças, com idade entre três meses e seis anos. O prédio possui salas de atividades, salas de descanso, sanitários infantis, fraldário, lactário, sala multimídia, salas de administração, direção e de professores, almoxarifado, lavanderia, rouparia, refeitório, entre outros espaços.

- A parceria com a Nissan para construção desse Centro Educacional aconteceu em boa hora. Era uma região que tinha uma demanda de vagas na educação infantil e que estamos começando a atender. O projeto é moderno, muito bem planejado e pode servir de modelo para os próximos investimentos - destacou Rechuan.

A creche será a primeira unidade de ensino de Resende projetada para utilizar energia solar e economizar energia elétrica. Sua estrutura possui um sistema de painéis solares fotovoltaicos, que são dispositivos utilizados para captar e converter a energia da luz do sol em energia elétrica. Os painéis foram instalados no telhado do pátio da escola.

Pensando também nos princípios sustentáveis, o projeto incluiu a colocação de janelas amplas que permitem a entrada de luz e ventilação natural. Na construção do prédio foram usadas estruturas metálicas, o que contribuiu para diminuir o desperdício de madeiras nas fases iniciais da obra.

A arquitetura do prédio foi elaborada pensando no desenvolvimento pedagógico dos alunos, para despertar a curiosidade e o aprendizado. Formas geométricas em cerâmica, como círculos, quadrados, triângulos e retângulo, foram colocados na fachada e nas paredes internas, além de mosaicos nos vidros das janelas.

A unidade será administrada pela Prefeitura que manterá os funcionários que atuarão na unidade, mas o Instituto Nissan acompanhará a manutenção do prédio e de equipamentos durante 10 anos, tempo de duração do convênio.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO