Comunicação Social e Eventos
17/12/2014
Resende forma mais uma turma de Monitores de Ecoturismo
Participaram da capacitação 25 alunos
Crédito: Agenor Siqueira
A AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende) em parceria com a Secretaria de Turismo e Eventos formou mais uma turma do curso de Monitor de Ecoturismo. Vinte e cinco alunos receberam treinamento para atuar na orientação do turismo responsável em unidades de conservação (RPPN) localizadas no município.
A formatura aconteceu na última semana, em Visconde de Mauá. O curso teve duração de quatro meses, com carga horária de 120 horas de aulas práticas e teóricas sobre noções básicas de Montanhismo, História e Geografia Regional, Orientação e Navegação, Legislação Ambiental, Turismo e Primeiros Socorros.
As aulas práticas foram realizadas nos principais atrativos da região, através de excursões na Pedra Selada, Cachoeiras do Santuário, Pedra da Boca do Sapo e Pedra da Gávea, em Visconde de Mauá; em trilhas da APA (Área de Proteção Ambiental) da Serrinha e no Morro do Couto, Pedra do Altar e Prateleiras, no Planalto do Parque Nacional do Itatiaia.
O Monitor de Ecoturismo é um projeto ambiental e socioeducativo que atua na conservação do patrimônio natural de Resende, contando com o apoio de excursionistas, guias, visitantes e comunidades locais.
O projeto tem ainda a parceria do Grupo Excursionista Agulhas Negras (GEAN), do Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal, do ICMBIO, da APA (Área de Proteção Ambiental) da Serra da Mantiqueira, do Parque Nacional do Itatiaia, do Parque Estadual da Pedra Selada e da Mauatur (Associação Turística e Comercial da Região de Visconde de Mauá).
Segundo a coordenadora do projeto, Adriana Santos, "além de orientar os turistas que visitam a região, os monitores realizam levantamento e diagnóstico dos atrativos naturais e fazem o mapeamento e monitoramento do uso das trilhas, no intuito de minimizar os impactos ambientais causados pela visitação pública".
Em 2013, o projeto formou uma turma de monitores para atuar na Área de Proteção Ambiental da Serrinha e, neste ano, a nova turma vai atuar no Parque Estadual da Pedra Selada, na APA (Área de Proteção Ambiental) da Serra da Mantiqueira e em Visconde de Mauá.