Resende

21° Min24º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública

Superintendência de Defesa Civil

30/11/2012

Resende fará parte do Sistema Nacional de Informação de Desastres

Defesa Civil do município mantém em prontidão Plano de Contingência às Chuvas

Resende fará parte do Sistema Nacional de Informação de Desastres

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

   A partir de 1º de janeiro de 2013, a Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil, estará fazendo parte do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), sistema mantido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC), localizado em Brasília. O S2ID terá a função de manter atualizado um banco de dados com todas as informações referentes a desastres naturais ocorridos em qualquer município do país.

   O objetivo do sistema é dar transparência à gestão de riscos e desastres no Brasil, já que, além de agilizar o processo, garantirá o acesso a informações sobre desastres em diversos níveis.

   De acordo como diretor de Defesa Civil de Resende, Lindomar Miranda, pelo sistema, o SEDEC terá informações completas e atualizadas referentes a desastres naturais como inundações e deslizamentos de encostas provocados pela chuva, tendo um acompanhamento detalhado da situação de cada município.

   Segundo ele, o SEDEC será informado, por exemplo, se o evento resultou em decretação de calamidade pública, se houve vítimas fatais, se há desabrigados, se provocou interdição de estradas, entre outras informações importantes.

   Miranda explica que a utilização do S2ID por estados e municípios é obrigatória. Para isto, o SEDEC está oferecendo curso de capacitação para os gestores de Defesa Civil de cada Município para o uso correto do sistema. Para ele, o grande benefício do S2ID está em reduzir a burocracia e agilizar o processo de liberação de recursos federais.

   - O processo hoje é demorado devido à exigência de documentos que comprovem a ocorrência do evento no município. Com esse sistema, tudo será feito integralmente por meio digital, inclusive com a possibilidade de documentar toda a ocorrência por meio de fotos - explica o diretor.

   PLANO DE CONTINGÊNCIA ÀS CHUVAS - Com a chegada do período das chuvas, a Defesa Civil está trabalhando em esquema de prontidão para atender possíveis casos de emergência que possam surgir no município. Durante o ano, o órgão realizou uma série de ações preventivas para diminuir os riscos de transtornos com as chuvas, como o levantamento e o monitoramento das áreas críticas.

   Segundo o diretor da Defesa Civil, Lindomar Miranda, outra medida tomada é a continuidade do Plano de Contingências a Emergências implantado em 2010 e que tem o objetivo de coordenar as ações dos órgãos públicos e privados, antes, durante e depois de desastres naturais.

   - O Plano tem como meta prioritária preparar ações para atuar rapidamente em locais de alagamentos e enchentes, realizando uma assistência imediata às famílias desabrigadas ou desalojadas - informou Miranda.

   O Plano de Contingência a Emergências reúne diversos setores da Prefeitura para que o trabalho de prevenção e atendimento à população ocorra de forma integrada. Fazem parte do Plano de Contingência as secretarias de Obras, Saúde, Educação, Assistência Social e Serviços Públicos; além da Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR); Superintendência de Transportes e Trânsito e Guarda Municipal, entre outras instituições.

   O telefone da Defesa Civil é o 199 à disposição 24 horas todos os dias da semana, incluindo sábado, domingo e feriado.

Palavras chaves: DEFESA CIVIL
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados