Superintendência de Defesa Civil

Defesa Civil do município mantém em prontidão Plano de Contingência às Chuvas

Resende fará parte do Sistema Nacional de Informação de Desastres

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A partir de 1º de janeiro de 2013, a Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil, estará fazendo parte do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), sistema mantido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC), localizado em Brasília. O S2ID terá a função de manter atualizado um banco de dados com todas as informações referentes a desastres naturais ocorridos em qualquer município do país.

O objetivo do sistema é dar transparência à gestão de riscos e desastres no Brasil, já que, além de agilizar o processo, garantirá o acesso a informações sobre desastres em diversos níveis.

De acordo como diretor de Defesa Civil de Resende, Lindomar Miranda, pelo sistema, o SEDEC terá informações completas e atualizadas referentes a desastres naturais como inundações e deslizamentos de encostas provocados pela chuva, tendo um acompanhamento detalhado da situação de cada município.

Segundo ele, o SEDEC será informado, por exemplo, se o evento resultou em decretação de calamidade pública, se houve vítimas fatais, se há desabrigados, se provocou interdição de estradas, entre outras informações importantes.

Miranda explica que a utilização do S2ID por estados e municípios é obrigatória. Para isto, o SEDEC está oferecendo curso de capacitação para os gestores de Defesa Civil de cada Município para o uso correto do sistema. Para ele, o grande benefício do S2ID está em reduzir a burocracia e agilizar o processo de liberação de recursos federais.

- O processo hoje é demorado devido à exigência de documentos que comprovem a ocorrência do evento no município. Com esse sistema, tudo será feito integralmente por meio digital, inclusive com a possibilidade de documentar toda a ocorrência por meio de fotos - explica o diretor.

PLANO DE CONTINGÊNCIA ÀS CHUVAS - Com a chegada do período das chuvas, a Defesa Civil está trabalhando em esquema de prontidão para atender possíveis casos de emergência que possam surgir no município. Durante o ano, o órgão realizou uma série de ações preventivas para diminuir os riscos de transtornos com as chuvas, como o levantamento e o monitoramento das áreas críticas.

Segundo o diretor da Defesa Civil, Lindomar Miranda, outra medida tomada é a continuidade do Plano de Contingências a Emergências implantado em 2010 e que tem o objetivo de coordenar as ações dos órgãos públicos e privados, antes, durante e depois de desastres naturais.

- O Plano tem como meta prioritária preparar ações para atuar rapidamente em locais de alagamentos e enchentes, realizando uma assistência imediata às famílias desabrigadas ou desalojadas - informou Miranda.

O Plano de Contingência a Emergências reúne diversos setores da Prefeitura para que o trabalho de prevenção e atendimento à população ocorra de forma integrada. Fazem parte do Plano de Contingência as secretarias de Obras, Saúde, Educação, Assistência Social e Serviços Públicos; além da Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR); Superintendência de Transportes e Trânsito e Guarda Municipal, entre outras instituições.

O telefone da Defesa Civil é o 199 à disposição 24 horas todos os dias da semana, incluindo sábado, domingo e feriado.

Palavras chaves: DEFESA CIVIL