19/07/2021
RESENDE ESQUEMATIZA CALENDÁRIO DE IMUNIZAÇÃO CONTRA A COVID-19 ATÉ SEXTA-FEIRA, DIA 23
Etapas da vacinação vão acontecer nas unidades de saúde e pelo sistema drive-thru, a partir desta terça-feira, dia 20
Crédito: Raimundo Brasil
O município de Resende vem avançando no enfrentamento contra o novo coronavírus (Covid-19). A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, montou um cronograma de vacinação contra a Covid-19 para esta semana, que começará nesta terça-feira, dia 20 de julho, e seguirá até sexta-feira, dia 23 de julho, nas unidades de saúde e pelo sistema drive-thru. Em regra, quem possui cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF) será vacinado nos postos de saúde, sem necessidade de agendamento prévio. Já as pessoas que estão fora da área de cobertura da ESF deverão comparecer à Área de Exposições, na data e hora marcadas, a partir da confirmação do cadastro por ligação telefônica feito no site institucional da Prefeitura (www.resende.rj.gov.br).
O prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz, destacou que as vacinas serão aplicadas conforme a orientação do Ministério da Saúde, que é responsável pela distribuição das doses.
— Com a chegada de novas doses e a organização do calendário semanal, buscamos o escoamento rápido e eficiente das remessas, avançando cada vez mais contra este vírus, com alta taxa de mortalidade no mundo. Nos próximos dias, vários grupos receberão a segunda dose contra a Covid-19, etapa fundamental para garantir a eficácia completa deste processo de imunização. Então, quem já tomou a primeira dose da vacina anticovid deve ficar atento para não perder a data da segunda aplicação, registrada no cartão de vacinação. Ainda com o intuito de ampliar a cobertura desta campanha, haverá vacinação no horário estendido, das 17h às 21h, em algumas unidades, buscando alcançar uma parcela da população que não consegue ir até os polos de imunização durante o horário de expediente. É fundamental lembrar que, mesmo após a vacinação, todos devem continuar respeitando os protocolos de segurança sanitária, tais como: uso de máscaras de proteção; higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%; e distanciamento social adequado – reforça.
CRONOGRAMA
Nesta terça-feira, dia 20, haverá a aplicação da segunda dose da vacina anticovid para dois públicos diferentes. Das 8h30 às 17h, os idosos a partir de 60 anos de idade, que receberam a primeira dose da AstraZeneca/Oxford no dia 27 de abril, serão imunizados com a segunda aplicação da vacina no drive-thru, na Área de Exposições. Este grupo, que reside fora da área de cobertura da ESF, deverá apresentar documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência e o cartão de vacinação recebido na primeira dose. No mesmo dia, entre 8h e meio-dia, a população geral acima de 43 anos de idade, que recebeu a primeira dose da Coronavac (Sinovac/Butantan) no dia 29 de junho, deverá comparecer à sua unidade de saúde de referência (onde reside) para tomar a segunda dose. Estas pessoas estão dentro da área de cobertura da ESF e deverão apresentar identidade com foto, CPF, comprovante de residência, cartão de vacinação adquirido na primeira dose e cartão do SUS (quem tiver).
Na quarta-feira, dia 21, das 8h30 às 12h30, os profissionais da Educação a partir de 50 anos, vacinados com a AstraZeneca no dia 28 de abril, receberão a segunda dose da vacina no drive-thru, na Área de Exposições. Este grupo, que não é coberto pela ESF, deverá apresentar documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência e o cartão de vacinação recebido na primeira dose. Ainda no dia 21, entre 8h e meio-dia, a população geral a partir de 43 anos de idade, imunizada com a Coronavac no dia 30 de junho, receberá a segunda dose nos postos de saúde de sua referência (onde mora). Este público-alvo, que reside na área de cobertura da ESF, deverá levar identidade com foto, CPF, comprovante de residência, cartão de vacinação adquirido na primeira dose e cartão do SUS (se tiver).
Também na quarta, dia 21, as pessoas acima de 37 anos de idade poderão receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19, sem necessidade de agendamento, no horário estendido, das 17h às 21h, nas seguintes unidades: Policlínica Manejo; Unidade de Saúde da Família (USF) Paraíso; e Clínica da Família, na Morada da Montanha. Estes polos diferenciados foram esquematizados para atender aquelas pessoas que não conseguem comparecer durante o horário de expediente. É necessário apresentar documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência.
Na quinta-feira, dia 22, das 8h ao meio-dia, haverá a aplicação da segunda dose para dois públicos diferentes nas unidades de saúde: população geral a partir de 43 anos de idade, vacinada com a Coronavac no dia 1º de julho; e idosos a partir de 60 anos, imunizados com a AstraZeneca no dia 29 de abril. Ambos os grupos deverão comparecer aos postos de saúde onde residem, munidos de identidade com foto, CPF, comprovante de residência, cartão de vacinação adquirido na primeira dose e cartão do SUS (se tiver).
Na sexta-feira, dia 23, as pessoas acima de 35 anos de idade serão contempladas com a primeira dose da vacina anticovid em dois momentos. Das 9h às 13h, haverá drive-thru para o público que mora fora da área de cobertura dos postos de saúde, mediante agendamento confirmado pela Secretaria de Saúde. Das 8h ao meio-dia, as pessoas desta faixa etária, que possuem a cobertura da ESF, deverão se dirigir às unidades de saúde de sua referência, sem necessidade de agendamento. Todos deverão apresentar identidade com foto, CPF e comprovante de residência. O cartão do SUS é solicitado nas unidades de saúde.
O secretário municipal de Saúde, Tande Vieira, relembrou quais são os mecanismos do Plano Municipal de Vacinação, visando dar agilidade e assegurar a proteção contra a Covid-19 de toda a população vacinável. “Vale frisar que o cadastro no site institucional da Prefeitura de Resende continua aberto para a população geral a partir de 35 anos, que reside fora da área de cobertura da ESF. A resposta do cadastro com o agendamento para a imunização contra a Covid-19 deve ser aguardada, lembrando que a confirmação não ocorre de imediato em razão da relação de pessoas com a faixa etária existente e o número de doses da vacina disponibilizadas, gradualmente, pelo governo federal. As pessoas com menos de 35 anos de idade devem aguardar a abertura do cadastro para a faixa etária correspondente. Em regra, os moradores, que possuem cobertura da Estratégia Saúde da Família, não precisam se cadastrar. Este público deve esperar a divulgação da sua faixa etária para se dirigir ao posto de saúde”, explica.
Palavras chaves: Calendário Vacinal, Covid-19, Combate Ao Novo Coronavírus, Cronograma Semanal