Assistência Social e Direitos Humanos

04/11/2014

Resende encerra ciclo de palestras educativas na rede estadual de ensino com apresentações teatrais

Palestras abordaram temas como álcool, drogas e gravidez na adolescência

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos realizou nesta segunda e terça-feira, dias 3 e 4 de novembro, um evento de encerramento do ciclo de palestras educativas que aconteceu durante os meses de setembro e outubro nas escolas estaduais do município.

O evento foi realizado no Teatro da AGEVAP (Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul) no Shopping São Carlos, no Manejo, a partir das 8h30 para os alunos que participaram das palestras. Foram realizadas duas apresentações teatrais no dia 3, para alunos dos Colégios Estaduais Antonina Ramos Freire (Alegria) e Oliveira Botelho (Manejo), e no dia 4, para alunos dos Colégios Estaduais Souza Dantas (Centro) e João Maia (Centro).

Durante o ciclo de palestras, que abordou os temas Álcool (ministrado pela Cruz Vermelha), Gravidez (ministrado pelo CAAR - Centro de Atenção ao Adolescente de Resende), Crack (com a equipe do Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde), Tabagismo (com a psicóloga e coordenadora do Programa Antitabagismo da Secretaria de Saúde, Sônia Cardoso Moreira Garcia) e Medidas Socioeducativas (com o CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social), cada escola recebeu o desafio de produzir algo que ajudasse a promover o que aprenderam.

Os alunos do Colégio Estadual Antonina Ramos Freire decidiram montar uma peça de teatro baseada na música "Meu Guri" de Chico Buarque, para ser apresentada no evento de encerramento, que também teve a apresentação da ONG Evoluir, com a peça "A Armadilha", que aborda o tema drogas.

Já os estudantes das outras escolas desenvolveram materiais informativos impressos para distribuição no ambiente escolar até o fim do semestre.

- A nossa intenção com essa atividade foi atuar de forma preventiva, garantindo a esses jovens o acesso à informação para que eles possam a partir de agora, conscientes, adotar uma vida de escolhas saudáveis - explica a diretora de Direitos Humanos da Secretaria de Assistência Social, Sheila Freire.

Palavras chaves: DROGAS