21/12/2024
RESENDE É ELEVADA À CATEGORIA "A" NO MAPA DO TURISMO BRASILEIRO PELO GOVERNO FEDERAL
Classificação do Ministério do Turismo confere ao município o título de excelência no segmento
Crédito: Divulgação/PMR
O turismo de Resende ganhou mais um motivo para celebrar nesta semana. Em um relatório realizado pelo Ministério do Turismo, do Governo Federal, Resende foi elevada à categoria “A” no Mapa do Turismo Brasileiro. O município é um dos únicos do estado do Rio de Janeiro classificados como destino de excelência. A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Turismo, celebrou o reconhecimento.
Em 2024, apenas 145 cidades brasileiras entraram na “categoria A”, sendo que 17 estão localizadas no estado do Rio de Janeiro. Para avaliar a qualidade do turismo, o ministério utiliza critérios como o número de visitantes e a quantidade de empregos diretos gerados pelo turismo.
De acordo com o secretário municipal de Turismo, Tiago Diniz, o reconhecimento é fruto dos trabalhos realizados no município, cujas belezas naturais privilegiam e favorecem o desenvolvimento e são cada vez mais receptivos aos visitantes.
- Estamos muito felizes com o reconhecimento do Ministério do Turismo em nos atribuir a categoria “A”. É um esforço que vem sendo feito há anos pela gestão do prefeito Diogo Balieiro Diniz e que alcançou importantes conquistas. Temos uma riqueza de belezas naturais muito grande e somos privilegiados, mas é fundamental mantermos os esforços para favorecer o desenvolvimento desse segmento tão importante para a economia local - disse o secretário.
Todos os municípios do país podem participar do Mapa, desde que observem os critérios estabelecidos em Portaria Ministerial nº 41/2021. Os estados e o DF podem definir exigências complementares, que devem ser igualmente respeitadas.
Além disso, o município precisa dispor de uma secretaria/departamento para o turismo, Lei Orçamentária, prestadores de serviços turísticos de atividade obrigatória regular no CADASTUR, Conselho Municipal de Turismo ativo, assinar um termo de compromisso, preencher a aba referente a atividade turística dos municípios e comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, como um conselho, fórum, comitê ou associação responsável por sua gestão.