10/02/2025
RESENDE DIVULGA SERVIÇOS DE APOIO À POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA COM REDE DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADA
Município amplia acolhimento e suporte psicossocial com foco na inclusão social e dignidade
Crédito: Divulgação PMR
A Prefeitura de Resende reforça seu compromisso com a população em situação de rua e oferece uma ampla rede de apoio, que inclui acolhimento, atendimento psicossocial e orientação especializada. Atualmente, 77 pessoas estão cadastradas no Centro Pop, sendo que 16 frequentam regularmente o serviço, das quais 13 são do sexo masculino e 3 do sexo feminino.
Além disso, em 2024, o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) atendeu 983 migrantes provenientes de outros estados e municípios, uma média de 82 atendimentos por mês. Também foram realizados atendimentos a 37 imigrantes, sendo 13 da Venezuela, 15 da Argentina e nove do Uruguai.
Já o serviço de acolhimento municipal registrou 258 usuários em 2024, com uma média de 21 atendimentos mensais, enquanto em 2023 foram registrados 265 usuários, correspondendo a uma média de 22 atendimentos por mês. Vale ressaltar que alguns usuários podem se repetir entre os meses.
- Nosso objetivo é garantir que ninguém fique desamparado. A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos trabalha para oferecer dignidade, segurança e esperança a todos os que precisam - afirma Jacqueline Primo, secretária de Assistência Social e Direitos Humanos.
A Prefeitura disponibiliza diversos pontos de atendimento voltados à população em situação de vulnerabilidade:
Ambulatório Especializado em Saúde Mental, localizado na Av. Riachuelo, nº 115, Liberdade, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O público-alvo são pacientes com encaminhamento de psicologia, psiquiatria e assistência social.
Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Outras Drogas (CAPS AD), situado na Av. Riachuelo, nº 31, Liberdade; atende adultos que sofrem com o uso excessivo de álcool e outras drogas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com atendimento estendido nas terças-feiras, das 13h às 20h.
Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Casa Aberta, localizado na Rua Santo Antônio, nº 769, Vila Julieta, atende adultos com transtornos mentais graves, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto na terça-feira, das 8h às 13h.
Centro de Atenção Psicossocial para Infância e Adolescência (CAPSi), situado na Rua Altamiro O'Reilly, nº 120, Vila Julieta, oferece suporte a crianças e adolescentes com transtornos mentais ou dependência de álcool e outras drogas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com atendimento das 13h às 18h às terças-feiras.
Consultório de Rua, localizado na Rua Alfredo Botelho, nº 468, Vila Julieta, realiza abordagens a pessoas usuárias de álcool e drogas em situação de rua, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com atendimento até as 22h em dois dias da semana.
Serviço Hospitalar de Referência em Saúde Mental, na Praça Clemente Ferreira, nº 39, no Lavapés, oferece serviço de internação de curta permanência para manejo de atenção à crise de usuários com transtorno mental e/ou uso abusivo de álcool e outras drogas. O atendimento é 24 horas para casos de emergência.
Emergência Psiquiátrica do Hospital Municipal de Emergência, localizado na Av. Marcílio Dias, nº 800, Jardim Jalisco, com atendimento psiquiátrico 24 horas.
Residência Terapêutica, situada na Av. Feliciano Sodré, nº 741, na Vila Julieta, presta acolhimento 24 horas a pacientes sem condição de longo prazo em hospitais psiquiátricos e que não possuem vínculos familiares.
Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), localizado na Rua Eduardo Cotrim, nº 36, no Centro, é voltado ao atendimento individual e coletivo, oferece oficinas e atividades de convívio e socialização, além de ações que incentivem o protagonismo e a participação social. Além disso, funciona como ponto de apoio para pessoas que moram e/ou sobrevivem nas ruas, promovendo o acesso a espaços de guarda de pertences, de higiene pessoal, de alimentação e provisão de documentação. O endereço do Centro Pop pode ser usado como referência do usuário. O horário de funcionamento é das 7h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.
Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) é ofertado de forma continuada e programada com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de situações de risco pessoal e social, por violação de direitos, como: trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua e uso abusivo de drogas. O SEAS funciona na Rua Natanael Galvão Batista, n° 40, no bairro Jardim Tropical. O horário de funcionamento é das 8h às 17h e também abordagens noturnas, de segunda a sexta, feriados e fins de semana.
Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias em Situação de Rua é destinado a famílias e/ou indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, em situação de rua, a fim de garantir proteção integral. Ele fica na Rua Pedro Braile Neto, nº 137, no Centro. O funcionamento é 24h.
CVV (Centro de Valorização da Vida), com atendimento gratuito 24 horas pelo telefone 188.
Palavras chaves: Apoio; População Em Situação De Rua