09/11/2021

De 9 a 11 de novembro serão diversas ações de repescagem e dose de reforço

RESENDE DIVULGA CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 PARA ESTA SEMANA

Crédito: Raimundo Brasil

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Saúde, prepara o calendário da campanha de vacinação contra Covid-19 para esta semana. Do dia 9 a 11 de novembro haverá repescagem de primeira, segunda e dose de reforço para pessoas que perderam a data, no Serviço de Pronto Atendimento Paraíso, das 9h às 18h. Ainda acontecerão aplicações de segunda dose, de 10 a 12 de novembro em outras unidades de saúde.

Pessoas a partir de 12 anos que ainda não receberam a primeira dose por algum motivo terão uma nova oportunidade nestes dias, no Serviço de Pronto Atendimento Paraíso. Para aplicação da primeira dose é necessário levar identidade com foto, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS (se tiver). Os menores de 18 anos precisam estar acompanhados do responsável.

Também haverá oportunidade neste local para os moradores com idade a partir de 18 anos que perderam a data da segunda dose por algum motivo. De 9 a 11 de novembro, as equipes estarão aplicando as segundas doses das vacinas Pfizer, Coronavac e AstraZeneca. Os munícipes deverão apresentar o cartão de vacinação recebido na primeira dose, identidade com foto, CPF e comprovante de residência.

Além disso, haverá uma ação para a dose de reforço em idosos com mais de 60 anos, vacinados com com a segunda dose há mais de seis meses (até 11/05). E ainda para os imunossuprimidos graves a partir de 18 anos, que receberam a segunda dose há mais de 28 dias. Para estes grupos são necessários cartão de vacinação com registro das duas doses, identidade, CPF e comprovante de residência. E ainda para os imunossuprimidos graves é obrigatório o laudo médico que comprove alto grau de imunossupressão, que ficará retido no Serviço de Pronto Atendimento Paraíso.

Trabalhadores da saúde também estão aptos a receber a dose de reforço no Serviço de Pronto Atendimento Paraíso. Os profissionais precisam estar vacinados com a segunda dose há mais de seis meses (até 11/05). Este grupo deve estar munido de cartão de vacinação com registro das duas doses e documento que comprove o vínculo de trabalho na área de saúde. Consideram-se trabalhadores da saúde: indivíduos que atuam em hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e home care.

-Preparamos uma semana repleta de etapas da vacinação contra Covid-19 no Serviço de Pronto Atendimento Paraíso. É uma ótima oportunidade para pessoas que perderam o dia da segunda dose, grupos aptos a receber a dose de reforço e ainda repescagem para aqueles que não foram vacinados com a primeira dose. Todas as vacinas são seguras e estamos com números avançados da campanha em nosso município. Mas reforçamos também que mesmo que já esteja com o esquema vacinal completo, os cuidados de prevenção continuam. Ainda precisamos usar a máscara corretamente, higienizar as mãos e manter o distanciamento social - frisou o secretário de Saúde, Tande Vieira.

Cronograma de vacinação em outras unidades de saúde

Além destas ações no Serviço de Pronto Atendimento Paraíso, a gestão municipal aplica segundas doses em outras unidades de saúde. Nesta quarta-feira, dia 10, haverá vacinação em horário estendido, das 17h às 20h, nas seguintes unidades:  Clínica da Família, Policlínica Manejo e ESFs Paraíso, Liberdade e Grande Alegria. Moradores de todos os bairros de Resende, a partir de 21 anos, deverão retornar para a segunda dose da Pfizer. Este público foi vacinado em 18/08.

No dia 11 será a vez da população a partir de 12 anos retornar para a segunda dose. A vacinação será das 13h30 às 16h, no Centro Municipal de Imunização (Posto do Estado). Este grupo foi vacinado em 21/10 com o imunizante Coronavac. Já na sexta-feira, dia 12, acontecerão duas aplicações de segunda dose. A primeira será durante a manhã, das 8h às 12h, para pessoas a partir de 18 anos, residentes em bairros de cobertura da ESF. Estes moradores foram vacinados dia 20/08 com a Pfizer. A vacinação será na unidade de saúde onde recebeu a primeira dose.

A outra etapa desta sexta-feira será em horário estendido, das 17h às 20h. Moradores de todos os bairros de Resende, a partir de 18 anos deverão retornar para a segunda dose. Este público foi vacinado também no dia 20/08 com a Pfizer. A vacinação será nas seguintes unidades: Clínica da Família, Policlínica Manejo, ESFs Paraíso, Grande Alegria e Liberdade.

Em paralelo às aplicações de segunda dose da vacina em horário estendido, haverá a dose de reforço para os idosos com mais de 60 anos, imunossuprimidos graves e profissionais de saúde. Nesta quarta-feira, dia 10, das 17h às 20h, poderão receber a dose de reforço os idosos com mais de 60 anos e profissionais de saúde (ambos vacinados com a 2ª dose até 10/05),  e imunossuprimidos graves (vacinados há mais de 28 dias com a 2ª dose).

E ainda haverá a dose de reforço em horário estendido, das 17h às 20h, na sexta-feira, dia 12. Serão vacinados os idosos com mais de 60 anos e profissionais de saúde que receberam a segunda dose até o dia 12/05, além dos imunossuprimidos graves vacinados há mais de 28 dias com a segunda dose. Em ambas, a dose de reforço acontecerá nas seguintes unidades: Clínica da Família, Policlínica Manejo, ESFs Paraíso, Liberdade e Grande Alegria.

Palavras chaves: Calendário; Vacinação; Covid-19