30/05/2022

RESENDE DIVULGA CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

Vacinas serão aplicadas nos dias 30, 31, 1° e 2 de junho; município inicia também aplicação da dose de reforço da Pfizer e Coronavac para adolescentes de 12 a 17 anos

RESENDE DIVULGA CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

Crédito: Douglas Pacheco

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou um novo calendário de vacinação contra Covid-19. A mobilização acontece nos dias 29, 30, 31, 1° e 2 de junho, em diferentes horários e unidades de saúde.

Além das aplicações das doses para os públicos já conhecidos, Resende inicia nesta semana a aplicação da dose de reforço em adolescentes de 12 a 17 anos, somente com as vacinas Pfizer ou Coronavac. Conforme a determinação, no caso dos adolescentes imunossuprimidos apenas podem se vacinar com a Pfizer.

- Agora com grande parte da população vacinada contra Covid-19, buscamos atingir aquelas pessoas que estão com o esquema vacinal atrasado, vacinação infantil, segunda dose de reforço nos idosos. E nesta segunda-feira já iniciamos a aplicação da dose de reforço em adolescentes de 12 a 17 anos. Para se vacinar basta levar os documentos de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão de vacinação com registro das doses - disse o secretário de Saúde, Jayme Neto.

Segunda-feira, dia 30

Nesta segunda-feira já foi iniciada a vacinação com a Pfizer para diferentes públicos, nos seguintes locais e horários: nos postos de saúde e Policlínica Manejo, das 9h às 16h; das 9h às 20h, na Clínica da Família, no bairro Morada da Montanha; e das 17h às 20h, na Policlínica Manejo e PSF Paraíso. Serão aplicadas: primeiras e segundas doses em pessoas a partir de 12 anos, vacinadas com a 1ª até 9 de maio; dose de reforço em pessoas a partir de 12 anos, vacinadas com a 2ª até 30 de janeiro; e segunda dose de reforço em imunossuprimidos maiores de 18 anos e idosos a partir de 60 anos, ambos vacinados com três doses até 30 de janeiro.

Também neste dia é aplicada a vacina Pfizer pediátrica, em crianças de 5 a 11 anos, com primeira e segunda dose em vacinadas com a 1ª até 4 de abril. A mobilização acontece das 9h às 16h, nos postos de saúde e Policlínica Manejo; das 9h às 20h, na Clínica da Família; e das 17h às 20h, na Policlínica Manejo e PSF Paraíso.

Terça-feira, dia 31

Na terça-feira será realizada a vacinação das crianças de 5 a 11 anos, com a vacina Pfizer pediátrica, para a primeira e segunda dose em vacinadas até 5 de abril. Pais e responsáveis poderão levar as crianças das 9h às 16h, nos postos de saúde e Policlínica Manejo; das 9h às 20h, na Clínica da Família e das 17h às 20h, na Policlínica Manejo e PSF Paraíso.

Também no dia 31 haverá vacinação para a população adulta com a AstraZeneca, das 9h às 16h, nos postos de saúde e Policlínica Manejo; das 9h às 20h, na Clínica da Família; e das 17h às 20h, na Policlínica Manejo e PSF Paraíso. As equipes aplicarão: primeiras doses; segunda dose em vacinados até 5 de abril; dose de reforço em pessoas a partir de 18 anos, vacinadas com 2ª da Coronavac, Pfizer ou AstraZeneca até 31 de janeiro; e segunda dose de reforço em imunossuprimidos maiores de 18 anos e idosos a partir de 60 anos, ambos vacinados com três doses até 31 de janeiro.

Quarta-feira, dia 1°

Resende promoverá a vacinação com a Coronavac para pessoas acima de 6 anos, das 9h às 16h, nos postos de saúde e na Policlínica Manejo e das 9h às 20h, na Clínica da Família. Serão aplicadas: primeiras doses; segunda dose em vacinadas com a 1ª até 4 de maio; e dose de reforço em adolescentes de 12 a 17 anos, vacinadas com a 2ª há mais de quatro meses (até 1º/02). Lembrando que os adolescentes imunossuprimidos apenas podem receber a vacina Pfizer.

Em paralelo acontecerá a vacinação com a AstraZeneca para a população a partir de 18 anos, nos postos de saúde e na Policlínica Manejo, das 9h às 12h, e das 9h às 20h na Clínica da Família. Serão disponibilizadas: primeira dose; segunda dose em vacinados com a 1ª até 6 de abril; dose de reforço em vacinados com 2ª da Coronavac, Pfizer ou AstraZeneca até 1° de fevereiro; e segunda dose de reforço em imunossuprimidos e idosos a partir de 60 anos, vacinados com três doses até 1° de fevereiro.

Quinta-feira, dia 2

A vacinação acontecerá novamente no Pronto Atendimento Paraíso, das 9h às 18h. A equipe da unidade de saúde realizará repescagens de primeira e segunda dose em munícipes a partir de 12 anos; dose de reforço em pessoas a partir de 12 anos, vacinadas com 2ª até 2 de fevereiro; e segunda dose de reforço em idosos a partir de 60 anos e imunossuprimidos, vacinados com três doses até 2 de fevereiro.

Vacinação contra Sarampo, Influenza e rotina

Vale destacar que Resende também está vacinando contra a Influenza, Sarampo e de rotina para os grupos específicos da campanha. Esta ação acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, na Clínica da Família. E de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, nos postos de saúde, Policlínica Manejo e Centro Municipal de Imunização.

O público-alvo para o Sarampo é: trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Já para a Influenza podem ser vacinados: idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e puérperas, pessoas com comorbidade ou deficiência permanente, professores, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, forças de segurança e forças armadas.

Palavras chaves: Calendário; Vacinação