Procuradoria Jurídica

03/03/2015

Resende deve ganhar Núcleo de Atendimento à Mulher, diz chefe da Polícia Civil

Encontro reuniu prefeito Rechuan, chefe da Polícia Civil Fernando Veloso e deputada Ana Paula Rechuan

Resende deve ganhar Núcleo de Atendimento à Mulher, diz chefe da Polícia Civil

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

O atendimento à mulher em casos de violência em Resende deve ganhar um novo aliado em breve. Em reunião realizada no início da tarde desta terça-feira, dia 3, foi discutida a implantação do Núcleo de Atendimento à Mulher (NUAM) junto à 89ª Delegacia de Polícia. O encontrou reuniu o prefeito José Rechuan, a deputada estadual Ana Paula Rechuan e o chefe da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, Fernando Veloso, entre outras autoridades.

Durante o encontro realizado na sede da 89ª DP, o prefeito José Rechuan ofereceu uma parceria da Prefeitura com a Polícia Civil nas obras necessárias para a implantação do NUAM em Resende.

- A Delegacia e a Prefeitura ficam lado a lado, desta forma poderíamos construir em nosso pátio uma sede para o NUAM ou ainda firmar uma parceria para a reforma da carceragem da delegacia, hoje desativada, para abrigar este projeto, e quem sabe também, integrando o Núcleo Integrado de Atenção à Mulher (NIAM) - disse Rechuan.

O chefe da Polícia Civil, Fernando Veloso, mostrou-se favorável ao projeto e já adiantou que engenheiros da instituição devem visitar a carceragem da delegacia para estudar a viabilidade de transformar o espaço em um NUAM.

Ele também destacou a sensibilidade da administração municipal com o projeto e ressaltou que, com o sucesso desta parceria e com o apoio da deputada Ana Paula, este modelo de convênio poderá ser levado a outros Municípios.

- A mobilização da deputada Ana Paula junto às secretarias estaduais e também no parlamento ajuda a gente. Quem sabe a partir de um convênio estabelecido aqui em Resende, o Legislativo Estadual não possa criar uma medida legal para institucionalizar essas parcerias entre os municípios e a Polícia de uma forma mais ampla para o estado inteiro - ponderou Veloso.

Durante o encontro, a deputada estadual Ana Paula Rechuan ressaltou o avanço que Resende já tem com a estrutura própria da Prefeitura.

- O Município luta hoje com as armas que possui, oferecendo atendimento humanizado através do NIAM e da Coordenadoria da Mulher. Temos ainda um fluxograma organizado para o atendimento à mulher vítima de violência, mas precisamos agora desta outra ponta, o atendimento exclusivo na 89ª Delegacia de Polícia Civil através do NUAM - disse a deputada.

Ainda na reunião, foram abordados temas como um possível convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado para uma melhora no serviço oferecido pelo Instituto Médico Legal (IML) de Resende. O promotor da Tutela Coletiva, Fabiano Oliveira, que estava acompanhado dos promotores criminais Diogo Erthal e Paulo Mattos, elogiou a postura da administração municipal em firmar a parceria, o que segundo ele "conta com o apoio do Ministério Público".

Outro ponto destacado no encontrou foi a necessidade de aumento do efetivo de policiais civis na 89ª DP, reivindicação já apresentada pela deputada Ana Paula e o prefeito Rechuan, em audiência no mês de fevereiro. De acordo com o chefe da Polícia Civil, Fernando Veloso, já está sendo fechado um estudo feito nas delegacias no interior para que seja racionalizado o número de policiais de acordo com a demanda, o que poderá trazer novos policiais à Resende, como também o envio de novos, através da turma que está sendo formada.

- Questionar tudo o que está acontecendo é muito fácil. O que a gente precisa é de um caminho para resolver nossos problemas e é isso que estamos começando a construir aqui hoje em Resende - finaliza a deputada estadual Ana Paula Rechuan.

Palavras chaves: SEGURANÇA