24/05/2013
Resende é destaque como Sine que mais insere empregados no mercado
SINE Resende lidera ranking dos municípios fluminenses em relatório do Ministério do Trabalho
Crédito: Divulgação - SMTR/PMR
As reformulações internas promovidas pela Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTR), no SINE Resende, o posto do Sistema Nacional de Emprego gerenciado pelo Governo do Estado em parceria com o Município, rendeu à unidade a liderança do ranking de colocação de trabalhadores no mercado fluminense, no mês de abril.
Os dados, confirmados pelo Relatório de Situação de Produção de Posto de Atendimento - IMO (Intermediação de Mão de Obra) emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, mostram que Resende inseriu 69 trabalhadores no mercado regional superando municípios como Rio de Janeiro e Niterói. Perante a segunda colocada, Nova Iguaçu, a margem de vantagem é de 20 inserções em abril.
Desde janeiro, o SINE Resende adota nova metodologia operacional, agilizando o atendimento aos trabalhadores por contar com mais computadores, cedidos pela Secretaria de Estado de Trabalho e Renda. Além de disponibilizar mais funcionários, eles foram capacitados para o atendimento nas requisições de cadastro de mão de obra (currículos) e para seguro desemprego.
Em 2012, a média era de 300 atendimentos mensais, já em janeiro a média subiu para 388 atendimentos. Segundo a coordenadora do SINE Resende, Claudia Balieiro, desde então as colocações só fazem crescer na unidade que já ganha destaque entre os SINEs no Rio de Janeiro.
Os dados de 2013 mostram que em janeiro o SINE Resende promoveu 50 colocações no mercado de trabalho, baixando para 18 em fevereiro, mês mais curto devido ao Carnaval, retomando o crescimento para 48 colocações em março, culminando nas 69 colocações de abril. E os dados de maio, referentes até o dia 21, projetam nova superação, já contabilizando 68 colocações.
- No mesmo período em maio de 2012, o SINE Resende teve apenas 16 colocações perante os atuais 68 já consolidados. No comparativo entre abril de 2012 e 2013, as colocações aumentaram de 13 para 69. No mês de março, atingimos 48 colocações em 2013, contra nove do ano passado - acrescentou a coordenadora Claudia Balieiro.
Para o secretário municipal de Trabalho e Renda, Kiko Besouchet, os números comprovam a importância dos investimentos no SINE Resende.
- É uma determinação do prefeito José Rechuan os investimentos no SINE Resende, a agência referência para trabalhadores e empregadores da região das Agulhas Negras. Diariamente realizamos o cadastro de mão de obra, direcionando para as empresas que nos solicitam cadastro. Com apoio do Governo do Estado adquirimos novos computadores e submetemos os funcionários à capacitação para operar o sistema que é interligado ao Ministério do Trabalho e Renda. A liderança nas colocações no estado é fruto do esforço coletivo de toda equipe - afirma.
O SINE Resende funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Rua Ezequiel Freire, nº 71, no Centro. Diariamente, a unidade informa as vagas de emprego sugeridas pelos empregadores da região, e utiliza seu banco de dados para indicar trabalhadores ao processo de entrevista. Cada trabalhador indicado, uma vez contratado após entrevista, conta como uma colocação do SINE no mercado de trabalho.
MAPA DO EMPREGO - A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda segue com o trabalho de análise das principais empresas geradoras de emprego na região captando informações através do Projeto Mapa do Emprego.
Em abril, o secretário de Trabalho e Renda, Kiko Besouchet, apresentou o projeto à montadora Hyundai Heavy Industries Brasil, com sede em Itatiaia. Acompanhado da coordenadora do SINE Resende, Claudia Balieiro, e do consultor especial da secretaria, Rogelio Garcia, Kiko Besouchet colocou o cadastro do Sine Resende à disposição da montadora para auxiliar na contratação de mão de obra local.
O projeto Mapa do Emprego visa à elaboração do perfil das vagas em carência de cada setor do emprego, sobretudo na indústria, auxiliando o Município a formar profissionais suprindo essa demanda.