Controladoria Geral

22/11/2021

RESENDE DESENVOLVE PROGRAMA “UM POR TODOS E TODOS POR UM! PELA ÉTICA E CIDADANIA” EM 12 ESCOLAS MUNICIPAIS

Programa, realizado pela Controladoria-Geral da União em parceria com o Instituto Maurício de Sousa, faz parte do ‘Time Brasil’

Crédito: Divulgação PMR

A Prefeitura de Resende, por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM) e da Secretaria Municipal de Educação, vem executando ações a partir do Programa ‘UPT – Um por Todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania’ em 12 unidades da rede pública municipal de ensino, envolvendo 1.436 alunos. O UPT Pela Ética e Cidadania, realizado pela Controladoria-Geral da União (CGU) em parceria com o Instituto Maurício de Sousa, faz parte do Programa ‘Time Brasil’. O prefeito de Resende, Diogo Gonçalves Balieiro Diniz, assinou o Termo de Adesão ao Programa ‘Time Brasil’, desenvolvido pela CGU, em julho deste ano, com vigor por 12 meses.

Em julho, a CGU aprovou o Plano de Ação com 21 compromissos para avanços na gestão pública nos eixos Transparência, Integridade e Participação, durante reunião on-line na plataforma Microsoft Teams, com a presença do controlador-geral do Município de Resende, João Paulo Perez dos Anjos, e o do superintendente municipal de Tecnologia da Informação, Márcio de Souza Silvestre, acompanhados de suas equipes. A cidade ficou entre as cinco escolhidas do Estado do Rio de Janeiro para a implementação do programa federal, destacando-se pela gestão fiscal do município.

O prefeito ressaltou a importância das ações abraçadas por meio do programa UPT pelo município. “O programa ‘Um por Todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania’ é um conjunto de ações de capacitação e gestão de conhecimento para as crianças e os adolescentes, conhecido como ‘Educação Cidadã’. O público infantojuvenil tem a possibilidade de experiências no processo de aprendizagem relacionados à ética e à cidadania. Estes estudantes e toda a comunidade escolar serão multiplicadores das ideias”, frisa.

A responsável pelo UPT Pela Ética e Cidadania na Secretaria de Educação, Deoclesina Maria Moreira de Almeida Silva, que atua na Coordenação de Educação Integral, explicou como funciona o programa no município. “O UPT visa propor experiências de aprendizagem relacionadas à ética e à cidadania, despertando o interesse de estudantes e a participação de toda a comunidade escolar no desenvolvimento das ações. É um processo de ensino-aprendizagem colaborativo. A escola é o núcleo principal de desenvolvimento das ações do UPT, mas as temáticas propostas objetivam a preparação dos estudantes para uma atuação efetiva nos contextos dos quais fazem parte. As atividades acontecem por meio digital, reforçando, desta forma, a proposta do ensino híbrido em Resende. O UPT é voltado para estudantes do Ensino Fundamental I, podendo alcançar também estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental II. Entre as atividades on-line, podemos citar: caça-palavras; palavras cruzadas; enigmas; e em grupo”, enfatiza.

O Programa teve a parceria firmada pela Secretária de Educação no dia 3 de agosto de 2021. A execução efetiva ocorreu a partir de setembro, nas seguintes 12 unidades: Escola Municipal Sagrado Coração; E. M. Maria Dulce; E. M. Geraldo da Cunha Rodrigues; E. M. Abrahão Hermano Ribenboim; E. M. Marieta Salles Cunha; E. M. Maria de Assis Barboza; E. M. Santa Maria; E. M. Augusto de Carvalho – CIEP – 489; E. M. Adelaide Lopes Salgado; E. M. Hetelvina Carneiro; E. M. Rio Preto; e E. M. Moacir Coelho da Silveira.

TIME BRASIL

O ‘Time Brasil’ foi criado em 2019 pela CGU, com o objetivo de auxiliar os estados e os municípios no aperfeiçoamento da gestão pública e no fortalecimento do conjunto de medidas conhecido como compliance, que buscam evitar irregularidades, fraudes e corrupção. A iniciativa faz parte das ações alinhadas com a Agenda 2030 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), aprovada pela Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), em setembro de 2015, com foco em três metas do Objetivo 16: Paz; Justiça; e Instituições Eficazes.

Palavras chaves: Um Por Todos E Todos Por Um! Pela Ética E Cidadania, CGU, Instituto Maurício De Sousa, Time Brasil