03/07/2012

No dia 7 de setembro, 46 instituições irão desfilar pela Avenida Beira Rio

Resende comemora a Semana da Pátria com desfiles cívicos e militares

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Para comemorar a Semana da Pátria, a Prefeitura de Resende está promovendo desfiles cívicos, no qual participam escolas, entidades cívicas e militares e fanfarras. Além do tradicional desfile cívico e militar do dia 07 de setembro na Avenida Rita Maria Ferreira da Rocha (trecho em frente ao Parque das Águas), o evento acontecerá também no Grande Paraíso, no sábado, dia 15. Já na Vila da Fumaça, o desfile foi no último domingo, dia 02.

Segundo a secretária de Educação do município, Rosaly Azevedo, os desfiles cívicos reforçam nos estudantes as noções de patriotismo, civismo e cidadania.

- Os desfiles são momentos importantes para reforçamos junto aos estudantes as noções de cidadania, respeito e amor à pátria. Este civismo é constatado na dedicação dos participantes, que se preparam para esta importante homenagem ao Brasil - ressalta Rosaly.

No dia 07, feriado da Independência do Brasil, a partir das 9 horas, é esperada na Avenida Rita Maria Ferreira da Rocha (trecho em frente ao Parque das Águas) a participação de 46 instituições, dentre elas, 21 escolas municipais, oito estaduais, uma particular e as fanfarras da Associação Pestalozzi, do Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria) e das Escolas Municipais Noel de Carvalho (Nova Liberdade) e Júlio Verne (Vila Vicentina).

Na programação também está confirmado o desfile da Banda da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), da Corporação Militar do Exército, composta por 900 soldados e 23 viaturas, de militares do 37º Batalhão de Polícia Militar, do 23º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Resende, integrantes da Guarda Municipal, do 12º Distrito Escoteiro e o do Lions Clube de Resende.

O desfile do sábado, dia 15, acontece na Avenida Nossa Senhora de Fátima, no Paraíso, às 9 horas. Participam este ano as três escolas particulares, uma municipal e três estaduais situadas no bairro. O evento também contará com o desfile das fanfarras do Colégio Municipal Getulio Vargas (Cidade Alegria), da Escola Municipal Noel de Carvalho (Nova Liberdade) e da Escola Municipal Julio Verne (Vicentina) e também das Bandas de Porto Real, de Visconde de Mauá e a Banda Opinião (do Centro de Convivência do Idoso), além da participação de integrantes do Projeto Gente Grande, do PSF (Programa Saúde da Família) do bairro Paraíso e dos motociclistas do Clube de Motociclismo de Resende.

Já no dia 02, às 9 horas, na Vila da Fumaça participaram mais de 300 estudantes matriculados na Escola Municipal Hetelvina Carneiro (Vargem Grande), Escola Municipal João Rodrigues (Fumaça) e São Vicente Ferrer (Fumaça). Além de integrantes das fanfarras da Escola Municipal Júlio Verne (Baixada da Olaria) e do Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria).

Palavras chaves: CIVISMO