22/02/2013

Implantação de leitos de CTI na Santa Casa foi um dos temas abordados

Resende busca uma política de saúde para a região das Agulhas Negras

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Com o objetivo de fortalecer uma política de saúde regional, o prefeito de Resende, José Rechuan, reuniu-se na tarde desta quinta-feira, dia 21, com o prefeito e o secretário de Saúde de Itatiaia, Luis Carlos Ypê e João Ferreira de Lima, respectivamente; com o prefeito de Quatis, Raimundo de Souza, o Bruno da Padaria, e o secretário de Saúde de Porto Real, Renato Ibrahim. Também participaram o secretário de Saúde de Resende, Daniel Brito; o presidente da Fundação Hospitalar de Resende, João Marcos Mattos, a diretora técnica do Hospital de Emergência, Nicole Sterblitch, e a Superintendente de Saúde, Daniela Nesti.

-   Precisamos estruturar uma rede de saúde integrada entre os municípios, para melhorar o atendimento à população da região das Agulhas Negras. Com esse entendimento regional, podemos repartir os custos e ampliar os serviços oferecidos - destacou Rechuan, sugerindo que essa parceria seja viabilizada através do Consórcio Cercanias.

Entre os assuntos tratados no encontro está a implantação de quatro leitos de CTI (Centro de Tratamento Intensivo) na Santa Casa de Misericórdia de Resende. A instituição já recebeu esses leitos completos, mas eles ainda não estão em funcionamento. Uma das propostas seria viabilizar a implantação do CTI na Santa Casa, por meio de um convênio entre os municípios e a entidade.

O prefeito de Resende também considerou que a instalação do tomógrafo no Hospital de Emergência "vai desonerar os municípios, que atualmente contratam esse exame na rede privada de saúde". Ele avisou que o hospital passa por uma reforma para abrigar o aparelho, que deve entrar em funcionamento nos próximos meses.

O atendimento a pacientes psiquiátricos e o tratamento de dependentes químicos foram ainda assuntos apontados como importantes para a integração dos serviços oferecidos pelos municípios. Os temas serão debatidos novamente na próxima reunião, marcada para quinta-feira, dia 28, em Porto Real.

Palavras chaves: SAÚDE