Resende

18° Min30º Max

Selo prevenção do site

Secretaria de Saúde

16/01/2013

Resende apresenta alto índice de infestação do mosquito transmissor da dengue

Vigilantes intensificam visitas domiciliares nos bairros mais afetados

Resende apresenta alto índice de infestação do mosquito transmissor da dengue

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

   Resende está com alto índice de infestação de larvas do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. O alerta é da Secretaria de Saúde nesta quarta-feira, dia 16 de janeiro, com base no levantamento realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), de 7 a 11 de janeiro. O índice do município foi de 3%, considerado de médio risco pelo Ministério da Saúde. O nível aceitável é de, no máximo, 1%. A situação preocupa as autoridades de saúde.

   - A chuva deve se intensificar nos próximos meses. Por isso, a Secretaria de Saúde prevê a possibilidade de um aumento na quantidade de larvas encontradas - adiantou a diretora de Vigilância em Saúde, Lúcia Albuquerque.

   Os bairros que apresentaram maior índice foram Vila Julieta, Manejo, Santa Cecília, Liberdade, Nova Liberdade, Centro, Lavapés, Itapuca, Morada da Felicidade, Baixada da Olaria, Vila Santa Isabel e Vila Alegria. Entulhos, como latas velhas, pneus, vasos sanitários, depósitos e baldes são os principais criadouros encontrados nas residências, seguidos de vasos de plantas.

   Segundo o coordenador do CCZ, Rafael de Carvalho, a ação mais eficaz de combate à dengue é eliminar as formas jovens do mosquito transmissor da doença (larvas, ovos e pupas), que correspondem a 90% da população do mosquito. A forma alada representa apenas 10% desse total.

   - Não adianta, por exemplo, passar o fumacê, que só mata os mosquitos alados, pois 15 dias depois os mosquitos voltam para o meio ambiente. O principal é eliminar ou, pelo menos, diminuir as formas jovens e acabar com o ciclo do mosquito para controlar a doença - destacou.

   O coordenador também reforçou que a colaboração dos moradores é fundamental, tanto nas ações de prevenção como em aceitar a visita dos vigilantes sanitários.

   - Ainda encontramos nos quintais latas, pneus, depósitos de plástico e baldes com acúmulo de água. A população precisa se conscientizar e eliminar os possíveis criadouros de suas residências. Além disso, a visita do agente é importante para orientar e verificar esses focos - ressaltou.

   Cerca de 80 vigilantes sanitários realizam constantemente inspeções aos 50.612 imóveis de Resende, distribuídos em 113 bairros, priorizando pontos estratégicos como ferro velho, borracharia, cemitério, entre outros.

   Durante as visitas, os vigilantes sanitários controlam os focos do mosquito transmissor da dengue e orientam os moradores e proprietários sobre as medidas de prevenção ao vetor, como evitar o acúmulo de água parada e manter caixas d'água sempre fechadas.

Palavras chaves: SAÚDE
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados