28/01/2013

Resende abre o ano letivo de 2013 com aula inaugural

Mais de mil profissionais da educação são esperados no evento da AMAN

Resende abre o ano letivo de 2013 com aula inaugural

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Secretaria de Educação de Resende vai realizar, nesta sexta-feira, dia 1º de fevereiro, uma aula inaugural que marcará oficialmente a abertura do ano letivo de 2013 no município. A cerimônia de abertura será realizada às 19 horas no Auditório General Médici da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras). As aulas para os cerca de 13 mil estudantes matriculados na rede municipal de ensino terão início na quinta-feira, dia 07.

É esperada a participação de aproximadamente mil profissionais da rede de ensino no evento de abertura do ano letivo, entre diretores, professores, orientadores e monitores de creche. O público assistirá a palestra "As Relações Interpessoais como Ferramenta de Mudança no Papel do Educador".

- Na realidade não é só uma palestra, é uma "showlestra", já que conta com a participação ao vivo do músico Manoel Netto e banda. E tem como objetivo, acima de tudo, saudar os profissionais da educação e estimulá-los para que iniciem este ano letivo com motivação - destaca a secretária de Educação, Rosaly Azevedo.

O evento terá continuidade na segunda e na terça-feira, dias 04 e 05, no colégio Municipal Getúlio Vargas com oficinas pedagógicas direcionadas para área de atuação de cada professor, da educação infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. As atividades serão distribuídas nos três turnos (manhã, tarde e noite), nos horários das 8 às 12 horas, das 13h30 às 17h30, e das 18 às 22 horas. Cada profissional irá freqüentar as oficinas de acordo com seu horário de trabalho.

Os temas das oficinas são os seguintes:

Voltadas para a educação infantil - Musicalização em 10 Passos, Alfabetização Sonora, Brinquedos e Brincadeiras do Passado e do Presente, Contar Histórias: Educação e Entretenimento, Possibilidades da matemática na educação infantil, Universo da ciência: experimentos e Brinquedos com o uso de sucatas.

Diretores - Projeto Político Pedagógico: Revendo Conceitos e Posições

Orientadores Educacionais - A Questão do Limite e Indisciplina na Escola

Orientadores Pedagógicos - Como Elaborar Projetos de Trabalho: Dando Vida aos Conteúdos

Professores de Educação Física - O Desenvolvimento da Criatividade, da Sensibilidade e da Coordenação Psicomotora através de Jogos, Movimento e Jogos na Educação, A Educação Física e o Esporte no Processo de Inclusão dos Alunos, Serviço de Educação Especial no Processo de Inclusão e Práticas Pedagógicas Inclusivas.

Professores de Tecnologias Educacionais - O uso das novas tecnologias na escola: da informação ao conhecimento, Real e Virtual: Mídias digitais e Educação em tempos de Facebook.

Ensino Fundamental 1º ao 3º ano - Como trabalhar com crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Projeto de Leitura: em sala de aula, A Arte de Ouvir e Contar Histórias, A Música como ferramenta em sala de aula, Jogos e Raciocínio Lógicos: o Lúdico na Sala de Aula, A importância da Arte: Despertando a criatividade da Criança, Brincar: atividades diversificadas para diferentes faixas etárias.

Ensino Fundamental 4º e 5º anos - Como trabalhar com crianças com TDAH, O uso Imagens/ filmes/ televisão no cotidiano escolar, Projeto de Leitura em sala de Aula.

Professores da EJA (Educação para Jovens e Adultos) - EJA - Criatividade, autoestima e estimulação, Como prevenir e tratar a dependência química na família e na escola.

Ensino Fundamental 6º ao 9º ano - Matemática - Desvendando a matemática, A matemática e suas múltiplas possibilidades na sala de aula.

Ensino Fundamental - 6º ao 9º ano - Português - Produção de Textos: "escrever é desvendar o mundo", Interpretação de textos: uma aprendizagem de etapas, Sala de aula: "como atuar para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem?", Produção de Textos: "escrever é desvendar o mundo"

Ensino Fundamental - 6º ao 9º ano - História - Brasil & África: trabalhando as disciplinas de História e Geografia, Sensibilização musical para educadores

Ensino Fundamental - 6º ao 9º ano - Geografia: o espaço e a sua ocupação, O que, por que e como ensinamos e aprendemos em geografia.

Ensino Fundamental - 6º ao 9º ano - Ciências: Educação Afetiva e para a saúde: como lidar com as drogas na escola, Ciências: água e seus sentidos na compreensão dos processos de construção da vida

Ensino Fundamental - 6º ao 9º ano - Artes - A música como ferramenta em sala de aula, Sensibilização musical para educadores

Palavras chaves: EDUCAÇÃO