Indústria e Comércio

Podem se inscrever jovens de 16 a 29 anos com ensino fundamental

Resende abre inscrições gratuitas para Curso de Hotelaria

Crédito: Divulgação - SMTR/PMR

A Prefeitura de Resende, por intermédio da Secretaria de Trabalho e Renda e a Superintendência de Economia Criativa, firmou parceria com a Fundação CSN e o Hotel-Escola Bela Vista, em Volta Redonda, garantindo oportunidade de qualificação gratuita para a capacitação em Hotelaria. O curso é voltado a jovens na faixa etária de 16 a 29 anos com Ensino Fundamental.

As inscrições devem ser feitas até o dia 10 de dezembro, na sede da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda/Superintendência de Economia Criativa, situada na Rua Gulhot Rodrigues, nº 257, bairro Campos Elíseos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas.

Para se inscrever, o candidato precisa apresentar duas fotos tamanho 3x4 recentes e cópia dos seguintes documentos: identidade, CPF, comprovante de escolaridade e comprovante de renda dos integrantes da família em atividade empregatícia.

Todos os inscritos participarão de uma prova de português e matemática no dia 14 de dezembro. As aulas têm início previsto para o dia 4 de fevereiro de 2014, na sede do Hotel-Escola Bela Vista, localizado na Rua 19-A, s/nº, bairro Bela Vista, em Volta Redonda. A Prefeitura de Resende oferece vale-transporte aos alunos do município.

Resende tem direito a cinco vagas, com a perspectiva de dobrar esse número. A Fundação CSN informa que serão no total 88 vagas gratuitas em duas turmas de 44 alunos nos turnos da manhã e tarde.

Segundo o secretário de Trabalho e Renda, Kiko Besouchet, o curso é voltado para o setor de serviço que mais cresce na região e encontra carência de profissionais qualificados. "É uma oportunidade única aos jovens do sul fluminense. O setor de hotelaria requer profissionais qualificados e essa busca esbarra na carência de mão de obra especializada. As aulas serão em Volta Redonda e a Prefeitura de Resende assume o vale-transporte aos estudantes, que terão pela organização do curso direito a uniforme, alimentação, material escolar e seguro", ressalta.

Durante os seis meses de curso, os alunos receberão capacitação completa em Hotelaria, incluindo instruções sobre: recepção, cozinha, eventos, bartender, garçom, manutenção, atendimento ao cliente, higiene e manipulação de alimentos. Os formandos terão como campo profissional a rede de hotéis da região, bares, restaurantes, clínicas médicas, supermercados, lojas, buffets e pousadas.

- Os interessados devem se apressar para fazer sua inscrição, o prazo final é o dia 10 desse mês. Mesmo sendo uma capacitação em Volta Redonda, a Secretaria de Trabalho e Renda e a Superintendência de Economia Criativa buscaram consolidar esta parceria com a Fundação CSN, um curso com a chancela da Companhia Siderúrgica Nacional e o Hotel-Escola Bela Vista. Os formandos já saem prontos para o mercado de trabalho - argumenta a superintendente de Economia Criativa, Marly Ceccoline Cortona, que em novembro visitou as instalações do Hotel-Escola.

Palavras chaves: QUALIFICAÇÃO