09/02/2011

Ações da Prefeitura contribuíram para boa colocação do Município

Resende é a terceira cidade do Estado em desenvolvimento no Esporte

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

O município de Resende alcançou a terceira colocação no IDE (Índice de Desenvolvimento do Esporte) entre todas as cidades do estado do Rio de Janeiro.

Realizado e divulgado recentemente pela SUDERJ (Superintendência de Desportos do Estado), o levantamento faz parte do Mapeamento do Esporte no Rio de Janeiro, cujos critérios avaliados se referem ao exercício de 2009, primeiro ano da administração do prefeito José Rechuan (DEM).

Na avaliação final, Resende obteve índice de 3,10 pontos, ficando atrás apenas de Volta Redonda (3,58 pontos) e Campos (3,16 pontos).

O IDE analisou os fatores que favoreceram o fortalecimento ou não do esporte em cada município, através de políticas públicas de gestão humana e física, entre outros dados relacionados ao setor.

Para estabelecer o IDE do Estado do Rio, os municípios foram avaliados em 14 pontos que buscaram retratar com fidelidade a questão da qualidade da gestão pública no âmbito do Esporte.

O Mapeamento mostra que 88 dos 92 municípios fluminenses responderam ao questionário da SUDERJ. O questionário serviu como base para a classificação das cidades. Portanto, Resende ficou à frente de 85 municípios, entre eles Barra Mansa, Niterói, Macaé, Porto Real e Itatiaia.

Estes critérios de avaliação foram distribuídos em oito quesitos denominados Recursos Humanos, Articulação Institucional, Legislação, Despesas Públicas, Convênios e Parcerias, Programas, Eventos e Equipamentos Esportivos. As notas atribuídas a cada critério atendiam à escala de um (pouco importante), dois (importante) e três (muito importante).

No entendimento do presidente da FUNRESP (Fundação Resende Esportes), Vagner Barcelos, a excelente colocação do Município no mapeamento da SUDERJ é resultado “da determinação da Prefeitura de Resende em utilizar o esporte como instrumento de transformação social”.

De acordo com ele, Resende alcançou nota máxima em quatro dimensões avaliadas. Foram elas: Legislação, que garante a presença do esporte na Lei Orgânica do Município; Programas imprementados no setor; Eventos Esportivos realizados no município e Equipamentos e locais destinados às práticas esportivas.

- A inclusão social através do esporte tem sido uma das metas do governo municipal visando oferecer perspectivas de futuro aos moradores da cidade, especialmente as crianças, adolescentes e jovens - disse Barcelos.

Entre as ações esportivas promovidas pela Prefeitura a partir de 2009 estão o convênio para a participação do Resende Futebol Clube no Campeonato Estadual da Primeira Divisão de Profissionais (foto); a implantação de escolinhas de futebol em dez núcleos do Município; as copas de Mountain Bike e de ciclismo; as competições de MotoCross na Morada da Colina, cuja pista foi totalmente recuperada pela  Prefeitura; a inauguração da academia de ginástica no Parque das Águas destinada aos exercícios físicos praticados pelos idosos do Programa Terceira Idade Ativa; o lançamento do Programa Gente Eficiente, que prevê competições esportivas para cidadãos portadores de deficiência; e a criação do Projeto Segundo Turno nas escolas municipais.

Palavras chaves: RELATÓRIO DA SUDERJ