29/03/2010

Relatório da Secretaria de Saúde aponta queda em internações

Levantamento se refere a casos de AVC, diabetes e doenças cardiovasculares

Relatório da Secretaria de Saúde aponta queda em internações

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

O secretário municipal de Saúde, Daniel Brito, divulgou nesta segunda-feira, dia 29, um levantamento que revela a queda do número de internações no Hospital Municipal de Emergência (foto) de pacientes acometidos por AVC (Acidente Vascular Cerebral). Segundo o relatório, as internações decorrentes de Diabetes e doenças cardiovasculares também apresentaram uma diminuição. Em 2008, a Secretaria Municipal de Saúde registrou 162 casos de internações hospitalares de pacientes com AVC. No ano seguinte (2009), esse número caiu para 140. Na faixa etária mais afetada pela doença, de 30 a 59 anos de idade, que respondia em 2008 por 50 por cento dos casos, o índice baixou para 42 por cento do total de casos registrados em 2009. No caso das internações provenientes de diabetes, em 2009 foram registrados 99 casos contra 121 no ano anterior, ou seja, 22 casos a menos. A diabetes também é um fator que provoca o AVC, mais conhecido como “derrame cerebral”. Quanto às doenças cardiovasculares, como o infarto, o número de internações caiu de 59 em 2006 para 42 no ano passado (2009). Na opinião do secretário municipal de Saúde, Daniel Brito, a melhora destes índices é resultado das ações de prevenção na área de saúde pública desenvolvidas pela administração do prefeito José Rechuan (DEM), especialmente o trabalho de prevenção realizado junto à comunidade, por meio de programas especiais de saúde; do acesso aos medicamentos; das melhorias realizadas no Programa Saúde da Família e da implantação do Programa Resende Saudável, que completou um ano no sábado passado e vem oferecendo diversas atividades voltadas ao bem-estar físico e mental do cidadão nas áreas de Saúde, Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Assistência Social, entre outros setores. - O acidente vascular cerebral e as doenças cardiovasculares são provocados por vários fatores, entre eles, hipertensão, diabetes e tabagismo. Dessa forma, podemos considerar que o trabalho preventivo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde contribuiu de forma significativa para a diminuição do número de internações – disse Brito. Para o prefeito José Rechuan (DEM), o relatório da Secretaria de Saúde “mostra novamente o quanto a prevenção é necessária no sentido de melhorar a qualidade de vida da população, ainda mais numa área primordial para o cidadão, que é a saúde pública”. - O primeiro grande resultado das ações preventivas neste setor foi alcançado no ano passado com a redução em cerca de 85 por cento dos casos de dengue na cidade após a realização de uma série de ações visando evitar a formação de focos do mosquito transmissor da doença. Agora, com a divulgação deste relatório referente à queda das internações, temos outro indicativo importante de que estamos no caminho certo ao priorizar a saúde preventiva no nosso plano de governo. Desde janeiro de 2009, por exemplo, tivemos avanços importantes no Programa Saúde da Família, entre eles a abertura de quatro módulos nos fins de semana, e a criação da Central de Marcação de Consultas Médicas – destacou Rechuan.
Palavras chaves: PREVENÇÃO