Superintendência de Defesa Civil

04/02/2011

Relatório da Meteorologia indica eficiência nas ações de prevenção em Resende

Município registrou o maior volume de chuvas em dezembro e janeiro

Relatório da Meteorologia indica eficiência nas ações de prevenção em Resende

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

No entendimento do diretor da Defesa Civil da Prefeitura, coronel Marco Antônio Resende, o levantamento divulgado ontem pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) – segundo o qual Resende foi a cidade do país que registrou o maior volume de chuva no período de dezembro do ano passado a janeiro deste ano – “indica a eficiência dos serviços de prevenção do Município contra transtornos durante o verão, época em que as chuvas costumam ocorrer com maior intensidade”.

Isso porque, na opinião do diretor, “apesar da grande quantidade de água, a Defesa Civil não registrou acidentes graves provocados por chuvas dentro do território do Município”.

- Em Resende, aconteceram muitos transtornos com o transbordamento do Rio Sesmarias no dia 15 de dezembro, mas a inundação teve como causa uma tromba d´água ocorrida em São José do Barreiro, no Estado de São Paulo. Assim mesmo, diante dos problemas enfrentados pelas famílias residentes às margens deste manancial, a Prefeitura atendeu rapidamente as pessoas afetadas, oferecendo-lhes material de limpeza doméstica e de higiene pessoal, aplicando vacinas contra tétanos e reforçando as ações de prevenção contra dengue e leptospirose, entre outras iniciativas – lembrou o diretor.

Segundo o relatório do INMET, em Resende choveu nos meses de dezembro e janeiro 1.001 milímetros, o que equivale a mil litros de água no período em cada metro quadrado do território do Município.

O levantamento aponta ainda que a quantidade de chuvas no Município foi maior do que nas cidades de Canarana (MT), Patos de Minas (MG), Guarulhos (SP), Cametá (PA), Matupá (MT) e São Paulo (SP), que ficaram em segundo, terceiro, quarto, quinto, sexto e sétimo lugares, respectivamente.

Para o diretor da Defesa Civil da Prefeitura, a ação rápida do Município diante da possibilidade da ocorrência de novos temporais provavelmente vem contribuindo para o fato de o Município não ter até agora nenhuma família desabrigada por causa de chuvas.

Ele lembra que, na noite de segunda-feira, técnicos do setor avisaram moradores de algumas áreas de risco ao serem informados pelo Serviço de Meteorologia do Estado do Rio de Janeiro de que a região Sul Fluminense poderia ser afetada por uma tempestade.

- Felizmente, a chuva ocorrida na noite de segunda-feira não trouxe problemas graves para Resende, mas mesmo assim continuaremos sempre de prontidão. Através do monitoramento das áreas de risco realizado nos últimos dois, sabemos agora como socorrer com rapidez e eficiência as famílias que por ventura forem atingidas. Por outro lado, sempre quando houver riscos de temporais, vamos alertar a população – concluiu Marco Resende.

Na foto, técnicos da Defesa Civil da Prefeitura fazem uma vistoria numa das áreas de risco.

Palavras chaves: ALERTA MÁXIMA