05/08/2010

Relatório da Defesa Civil aponta 53 moradias em situação de alto risco

Município conclui mapeamento em encostas

Relatório da Defesa Civil aponta 53 moradias em situação de alto risco

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Defesa Civil da Prefeitura de Resende acaba de concluir a primeira etapa do mapeamento de encostas no município. Durante três meses, os técnicos da instituição (foto) percorreram mais de três mil pontos em áreas consideradas de risco. No mapeamento foram identificadas 53 residências apresentando escala de risco Alto e Muito Alto. Estas residências estão situadas nos seguintes bairros: Vila Vicentina, Vila Moderna, Alto dos Passos, Morro do Batista, Lavapés, Morro do Machado, Novo Surubi e Tangará. Ainda este ano, também serão mapeadas áreas com riscos de alagamentos, no período das chuvas fortes. Os dados coletados na vistoria farão parte de um banco de dados do ResendeGeo, sistema de geoprocessamento de informações do Município, contribuindo assim, para ações preventivas do órgão no período de chuvas. Durante a realização do trabalho nas residências, os técnicos coletaram informações, como a quantidade de moradores de uma casa e a idade das pessoas que residem nos imóveis. Já na parte técnica, foram avaliadas a altura e a proximidade entre a encosta e a residência construída, o tipo de construção (alvenaria ou madeira), se existe algum tipo de vazamento de água que possa provocar o deslizamento de terra sobre a moradia. O diretor de Defesa Civil do Município, coronel Marco Resende, explica que as informações obtidas serão utilizadas pela Secretaria Municipal de Obras, que vai executar ações de prevenção nas localidades vistoriadas. Outro órgão da prefeitura que receberá as informações constantes no mapeamento é a Diretoria Municipal de Habitação. - Através destes dados, será possível ter um cadastro de quantas famílias precisam ser removidas das áreas onde moram numa situação de emergência. Dessa forma será possível priorizar a seleção delas nos programas habitacionais desenvolvidos pela Prefeitura. É importante frisar que, paralelo ao reforço nas ações preventivas, a Prefeitura vai trabalhar mais uma vez este ano de forma integrada com outras secretarias municipais e o Corpo de Bombeiros visando atender possíveis situações de emergência no período das chuvas – finalizou o coordenador.
Palavras chaves: PREVENÇÃO