16/01/2009

Relatório aponta sucateamento da frota municipal

Rechuan determina medidas para normalizar funcionamento dos carros

Relatório aponta sucateamento da frota municipal

Crédito: Carlos Menandro

Com base em um relatório do Departamento Municipal de Transportes, o prefeito José Rechuan (DEM) classificou como “bastante crítica” a situação em que se encontra a frota da Prefeitura de Resende. Segundo este levantamento, dos 124 veículos de pequeno porte, entre eles as ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde, 34 se encontram na oficina do Município para a realização de serviços de reparos. Outros veículos de pequeno porte precisam urgentemente de consertos.

Com relação aos veículos de grande porte, dos 20 caminhões pertencentes à Prefeitura, cinco também passam por reparos e outros três foram cedidos no começo deste ano à SANEAR (Agência de Saneamento do Município de Resende), setor responsável também pelo trabalho de limpeza urbana da cidade.

O relatório mostra ainda que, das dez máquinas pesadas, como tratores e retro-escavadeiras, cinco se encontram em precárias condições, motivo pelo qual foram encaminhadas para reparos. A Prefeitura conta ainda com cinco ônibus, um deles totalmente sem condições de uso e outro fora de circulação, aguardando reparos.

- Não bastasse a falta de combustível que encontramos no primeiro dia útil da nossa administração, o que impediu muitos carros de circularem, nos dias seguintes fomos verificando o estado precário da frota oficial. Lamentamos também essa situação, pois a prestação de um serviço rápido e eficiente ao cidadão passa diretamente pelas boas condições dos veículos oficiais, daí a nossa determinação de realizar de forma permanente o trabalho de manutenção. A população pode estar certa de que, dentro das nossas possibilidades, já estamos adotando medidas com o objetivo de resolver mais este problema – disse Rechuan.

Segundo o novo diretor do Departamento de Transportes, Cláudio Oliveira de Araújo, “o péssimo estado de conservação dos veículos tem prejudicado o bom andamento de todos os setores do serviço público municipal”. Ele lembrou que a Secretaria de Saúde, por exemplo, apresenta vários veículos sem condições de estarem circulando “porque ao longo do tempo não passaram pela manutenção devida”.

- A questão da falta de combustíveis encontrada no começo do governo está sendo amenizada com a compra em caráter emergencial de gasolina e diesel. No que diz respeito ao sucateamento da frota, estamos concluindo a relação das peças que precisam ser compradas e após isso vamos iniciar imediatamente os procedimentos necessários à aquisição deste material – informou o diretor do Departamento de Transportes.

Palavras chaves: TRANSPORTE