10/11/2009

Relatório aponta resultados positivos na área de saúde bucal

Número de próteses, por sua vez, cresceu cerca de dez vezes

Relatório aponta resultados positivos na área de saúde bucal

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (DEM) divulgou, na manhã desta terça-feira, dia 10, um relatório que aponta resultados positivos nas ações implementadas este ano pela Prefeitura na área de saúde bucal. Entre estes resultados, está o aumento do número de escovações supervisionas por profissionais do setor nas unidades de saúde e nas escolas municipais. De janeiro a setembro deste ano, foram realizadas 38 mil escovações contra oito mil ocorridas durante todo o ano passado.

Já a quantidade de próteses implantadas nos dez primeiros meses de 2009 chegou a 386, número dez vezes maior do que a quantidade feita em 2008, que ficou em 36. Por sua vez, o índice de cárie foi eliminado totalmente em seis unidades da rede municipal graças à implantação em março do Programa Cárie Zero: no começo do ano, o percentual de cárie nestas seis unidades chegava a 50 por cento dos alunos.

Outras melhorias divulgadas pelo prefeito foram a ampliação do Centro de Especialidades Odontológicas no Centro da cidade; a implementação do atendimento dentário domiciliar aos pacientes acamados em suas residências e, por isso, sem condições de se dirigirem às unidades de saúde; a criação do serviço de acompanhamento odontológico para pacientes internados no Hospital de Emergência como forma principalmente de reduzir os riscos de infecção hospitalar, além do lançamento do Programa Cárie Zero em 22 escolas e creches e do terceiro turno de atendimento odontológico no módulo do Programa Saúde da Família de Engenheiro Passos.

- Os investimentos na saúde bucal da população de Resende se constituíram numa das nossas propostas principais apresentadas aos moradores durante a campanha eleitoral do ano passado. Hoje, com apenas dez meses de governo, podemos comemorar avanços importantes e reais neste sentido. Os resultados verificados demonstram de forma inequívoca o nosso comprometimento com a saúde do povo de Resende, garantindo dessa maneira condições de uma vida muito mais saudável – disse Rechuan, acrescentando que o terceiro turno de atendimento odontológico em Engenheiro Passos funciona toda sexta-feira, de sete horas da noite às sete horas da manhã.

ESTUDANTES – As unidades de ensino que eliminaram totalmente a cárie dentária nos alunos graças ao Programa Cárie Zero foram Sagrado Coração (Lavapés), Pré-Escolar Algodão Doce (Cidade Alegria), Esther Politi (Fazenda da Barra I), Lídia Pires Magalhães (Itapuca), escola do Alambari e a creche deste mesmo bairro. Rechuan destacou ainda a reestruturação do atendimento odontológico no Programa Saúde da Família como “outro passo que contribuiu de forma decisiva para a maior cobertura da assistência dentária em Resende este ano” – atualmente, o serviço está presente em 14 módulos do Programa.
Palavras chaves: ATEDIMENTO ODONTOLÓGICO