25/11/2010

Relatório aponta que 87 por cento dos pacientes atendidos deixaram de fumar

Programa da Prefeitura é realizado em várias unidades médicas, entre elas o posto do Manejo (foto)

Relatório aponta que 87 por cento dos pacientes atendidos deixaram de fumar

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta semana um relatório que aponta resultados positivos obtidos pela Programa de Controle do Tabagismo, que foi implantado em abril deste ano pela Prefeitura. Dos 316 pacientes atendidos no período de abril a setembro, 87 por cento dos usuários conseguiram abandonar o vício, o que corresponde a 275 pacientes. No mês de outubro, foram abertos novos grupos, os quais atendem hoje mais 168 pacientes, que ainda se encontram em andamento. O Programa de Tabagismo acontece atualmente em 13 unidades de saúde da Prefeitura, nas seguintes comunidades: Vila Vicentina/Santo Amaro, Fazenda da Barra I, Fazenda da Barra II, Fazenda da Barra III, Cidade Alegria, Manejo (foto), Cabral, Engenheiro Passos, Baixada Olaria, Itapuca e Visconde de Mauá, além do Hospital de Emergência e dois grupos existentes no Centro Administrativo da Prefeitura. Em janeiro de 2011, o programa passará a ser realizado também nos postos de saúde dos bairros Novo Surubi, Surubi Velho, Morro do Cruzeiro, São Caetano, Jardim Primavera e na Santa Casa. Para o prefeito José Rechuan (DEM), os dados apresentados pelo relatório mostram a importância dos investimentos feitos pela atual administração municipal na área da saúde preventiva. Segundo ele, “as ações desenvolvidas neste sentido contribuem de forma direta para aumentar as condições de uma vida saudável para os moradores de Resende”. - Na área de saúde, não estamos medindo esforços com o objetivo de melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços à população do nosso município. Paralelo ao trabalho para construir e reformar os postos de saúde, aumentar a frota de veículos, ampliar o quadro de profissionais e melhorar o atendimento especializado, estamos priorizando também o trabalho preventivo. O Programa de Tabagismo está inserido nesta linha de trabalho. É gratificante para a administração municipal verificar que estamos oferecendo a estes pacientes a oportunidade de se libertar do vício do cigarro. Através deste programa, a população pode perceber o quanto estamos realmente comprometidos em trabalhar pelo bem-estar da nossa população – disse Rechuan. Qualquer pessoa interessada em parar de fumar pode procurar as unidades para se inscrever. Cada grupo disponibiliza quinze vagas. O tratamento, que acontece em três meses, é totalmente gratuíto. Além das sessões de terapia, os cidadãos inscritos recebem adesivos e gomas de mascar, que são repositores de nicotina. Dependendo da necessidade, o médico responsável pelo atendimento faz também a prescrição de medicamento visando diminuir o nível de ansiedade do paciente e aliviar os sintomas da síndrome de abstinência. - O Programa de Controle de Tabagismo desenvolvido pela Prefeitura na rede pública segue as normas do Ministério da Saúde, que propõe um tratamento individual, com abordagem em grupo. Através dos adesivos e das gomas, a nicotina é retirada gradativamente do organismo do paciente – explica a psicóloga Sonia Garcia, coordenadora do programa em Resende. Segundo a psicóloga, na primeira sessão, as pessoas interessadas em abandonar o vício passam por uma avaliação do grau de dependência. De acordo com o resultado desta sessão inicial, é proposto um tratamento específico para aquele paciente. Após o período de três meses, os pacientes atendidos continuam sendo acompanhadas pelo programa.
Palavras chaves: PROGRAMA DE TABAGISMO