° Minº Max

Fazenda

09/10/2015

Região das Barras recebe Ação Integrada da Dengue

Ação tem início na terça-feira e segue até sexta-feira vistoriando todos os bairros

Região das Barras recebe Ação Integrada da Dengue

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A região das Barras receberá a partir desta terça-feira, dia 13 de outubro, a Ação Integrada de Combate à Dengue, que começará pelo bairro Jardim Esperança e seguirá até sexta-feira, dia 16, podendo ser ampliada em caso de necessidade, de acordo com o coordenador dos trabalhos, o chefe de gabinete do prefeito, Jaime Mattos.

- Vamos iniciar com os bairros localizados à margem direita da Rodovia Presidente Dutra na terça-feira, a partir das 8h30, vistoriando imóveis, escolas, obras e córregos. A ação vai contar com cerca de 40 pessoas entre vigilantes sanitários, fiscais da Divisão de Posturas, da Secretaria de Obras, da AMAR (Agência de Meio Ambiente de Resende), funcionários das Secretarias de Serviços Públicos e de Assistência Social e Direitos Humanos, incluindo nove militares da AMAM (Academia Militar das Agulhas Negras), que reforçarão a equipe - explicou Jaime.

Do lado direito da Dutra, serão visitados inicialmente os bairros Jardim Esperança, Fazenda da Barra I e III, Parque Minas Gerais e Morada da Barra. Do esquerdo, receberão a ação os bairros Fazenda da Barra II, Parque Embaixador, Campo Belo e ainda o bairro Jardim do Sol.

Os fiscais atuam na conscientização dos moradores para a eliminação de todo e qualquer material que possa acumular água e servir de depósito para as larvas do mosquito Aedes aegypti. Os agentes de saúde vistoriam a situação do imóvel, verificando objetos como tambores, pneus, vasos de planta, e tudo o que possa representar risco de acumulação de água, solicitando ao morador que limpe calhas, tampe caixas d'água e elimine os depósitos ou os cubra, evitando a proliferação de focos do mosquito.

Os fiscais da Secretaria de Obras, da AMAR e da Posturas irão atuar em estabelecimentos comerciais, obras e outros espaços que necessitem de uma ação mais intensiva, como locais onde há reciclagem de lixo, obras abandonadas, entre outros.

Ao final da ação em cada bairro, uma retroescavadeira e três caminhões da Secretaria de Serviços Públicos passarão recolhendo o material descartado pela população. Jaime Matos destaca que os fiscais da Posturas, da Obras e da AMAR estão retornando em cada região onde o trabalho de coleta já foi realizado a fim de fiscalizar se os moradores continuam descartando lixo e entulhos em locais proibidos, podendo notificar os infratores.

As escolas da região das Barras também farão o dever de casa e serão envolvidas na ação. A Secretaria de Educação vai solicitar aos funcionários das quatro unidades: Creche Parque Embaixador, CMEI Professora Ângela Maria de Lima, Escola Municipal Clotilde de Souza Ferreira e Escola Municipal Esther Politi, que fiscalizem o ambiente e retirem todo o material passível de acumular água. Os funcionários dos postos de saúde também farão o mesmo.

A Secretaria de Obras e a AMAR atuarão ainda na vistoria de bueiros e córregos a fim de verificar a existência de larvas do mosquito e promover a limpeza.

Palavras chaves: COMBATE À DENGUE