02/07/2012

Reforma e ampliação do posto de saúde da Vicentina será entregue nesta quinta-feira

Módulo de Saúde da Família atende cerca de 5.600 moradores dos bairros Vicentina e Santo Amaro

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

Nesta quinta-feira, dia 5 de julho, o Prefeito José Rechuan e o secretário de Saúde, Daniel Brito, inauguram, às 20h, as obras de reforma e ampliação da unidade de Saúde da Família do bairro Vicentina/Santo Amaro. As melhorias incluíram troca das instalações elétricas, de telhado, pintura, instalação de banheiro para deficientes físicos, adequação do espaço interno e reparos em geral. A recepção também foi reformada e ganhou ar condicionado e televisão. Além disso, foi construído um prédio, anexo ao posto, para atendimento dos moradores do bairro Santa Amaro. A obra teve início no ano passado e custou em torno de R$ 372 mil.

O investimento beneficiou cerca de 5.600 moradores dos bairros Vicentina e Santo Amaro, que são atendidos no local por duas equipes. Segundo o secretário de Saúde, Daniel Brito, a obra vai representar mais qualidade no atendimento desses pacientes.

- Muitas vezes, o posto fica apertado. Com a nova unidade, vamos dividir as equipes e os usuários, que terão mais espaço e conforto no atendimento - afirmou o secretário.

O módulo de Saúde da Família da Vicentina/Santo Amaro conta com oito agentes comunitários, dois médicos clínico geral, duas enfermeiras, quatro técnicos de enfermagem, dois dentistas, auxiliares de saúde bucal, recepcionistas, dois fisioterapeutas, entre outros profissionais.

Os moradores têm à disposição na unidade consultas médicas, com enfermeira, pré-natal, atendimento em grupos e realização de procedimentos, como aferição de pressão, curativos e nebulização.

O posto também é responsável pelos trabalhos de prevenção, ou seja, acompanhamento dos pacientes hipertensos e diabéticos, vacinação e exames preventivos para mulheres. Desde 2009, todos os módulos de Saúde da Família contam ainda com atendimento odontológico e fisioterapia.

Mais três postos de saúde estão com obras em andamento nos bairros Nova Alegria, Novo Surubi e Manejo. Segundo a diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, a construção da unidade da Nova Alegria está em fase final de acabamento.

A obra foi custeada com recursos de R$ 200 mil do governo federal e com contrapartida da Prefeitura no valor de R$ 81 mil. No bairro Nova Alegria, que ainda não conta com unidade de saúde, serão atendidas 700 famílias, totalizando 2.440 pessoas cadastradas.

Além dessas obras, o governo municipal espera começar ainda neste mês a reforma do módulo de Saúde da Família do bairro Paraíso, responsável pelo atendimento de mais de 3.100 pessoas.

Palavras chaves: SAÚDE