04/07/2012

Reforma e ampliação da APMIR serão inauguradas nesta sexta-feira

Obras foram possíveis graças ao Programa de Apoio aos Hospitais do Interior, do governo do estado

Reforma e ampliação da APMIR serão inauguradas nesta sexta-feira

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Nesta sexta-feira, dia 6, o Prefeito José Rechuan participa da inauguração das obras de reforma e ampliação da APMIR (Associação de Proteção à Maternidade e Infância de Resende), às 19h. As obras abrangeram as áreas da recepção, da sala de espera e dos ambulatórios, além da construção de banheiros e adequações para garantir a acessibilidade de deficientes. Todos os locais foram também climatizados.

As melhorias foram possíveis graças à inclusão da entidade, em junho do ano passado, no Programa de Apoio aos Hospitais do Interior (PAHI), do governo do estado, por intermédio de uma ação coordenada pela Prefeitura.

Com isso, a unidade passou a receber um repasse no valor fixo de R$ 40 mil por mês e um bônus, de acordo com o cumprimento de metas estipuladas pela Secretaria Estadual de Saúde. Dessa forma, a APMIR recebe do PAHI em torno de R$ 56 mil por mês. Esses recursos possibilitaram, além da obra, a capacitação dos funcionários e a ampliação do serviço de Ouvidoria - uma exigência do programa.

Por conta dessa aplicação, a maternidade foi premiada pelo governo do estado, em março, como um dos hospitais que mais bem investiram recursos e alcançaram as metas propostas em 2011. Com isso, a APMIR recebeu um prêmio de R$ 70 mil. Entre os quesitos avaliados, estavam a melhoria significativa da estrutura física da unidade, aquisição de equipamentos, implantação da comissão de controle de infecção hospitalar e a instalação de ouvidoria.

Outra medida que beneficiou a maternidade foi o aumento nos repasses da Prefeitura, de verbas do SUS (Sistema Único de Saúde) e dos cofres municipais. Segundo a presidente da entidade, Theodora Lopes, o crescimento dos recursos é consequência também da ampliação nos atendimentos à população.

- A Prefeitura é a nossa grande parceira. A Secretaria de Saúde repassa em dia todas as verbas, além de nos apoiar sempre. Com isso, pudemos pagar em dia nossos funcionários e até melhorar os salários através de um Plano de Cargos e Salários - destacou a presidente.

Além dos partos, a APMIR realiza cirurgias ginecológicas e conta com UTI neonatal, com seis leitos disponíveis. A entidade está trabalhando também em integração com o Ambulatório Especializado da Mulher, inaugurado em março pela Prefeitura.

Palavras chaves: SAÚDE