02/04/2012

Pacientes serão atendidos na antiga Casa da Mulher

Reforma da nova sede do Programa de Diabetes começa nos próximos dias

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou para os próximos dias a reforma do imóvel onde até o começo de março funcionava a Casa da Mulher, na Rua Pandiá Calógeras, próximo ao antigo Colégio Agulhas Negras, no bairro Jardim Jalisco (foto). Neste imóvel funcionará em breve o Programa Municipal de Diabetes. Com a inauguração do Ambulatório Especializado da Mulher, ocorrida no dia 08 de março, todos os serviços que eram oferecidos na Casa da Mulher passaram a ser realizados na nova unidade.

A reforma do prédio inclui adaptação destinada aos idosos e deficientes físicos, troca das instalações elétricas e hidráulicas, além do serviço de pintura geral. O trabalho de reforma deverá estar concluído nas próximas semanas. O investimento, cujo valor se aproxima de R$ 33 mil, vai possibilitar a ampliação dos serviços oferecidos aos diabéticos do Município, e oferecer mais conforto no atendimento.

Com a mudança para o novo local, o Programa de Diabetes será reestruturado e ampliado. Atualmente, o serviço funciona no Posto de Saúde do Manejo, onde ocorre o atendimento específico com médico especializado, endocrinologista e nutricionista. São no total seis profissionais responsáveis pelo atendimento aos pacientes cadastrados no programa. Os pacientes recebem também instrução de insulina e, semestralmente, são encaminhados ao médico oftalmologista visando à realização do exame de fundo de olho. Os medicamentos essenciais também estão disponíveis gratuitamente na rede municipal de saúde, incluindo insulinas e seringas.

- Com a nova sede, vamos ainda reestruturar o programa, fazer um levantamento atualizado dos prontuários, contratar mais profissionais, entre eles cardiologista, oftalmologista e vascular. O quadro de profissionais ganhará ainda mais dois endocrinologistas e mais uma psicóloga - informou o diretor de Saúde da Prefeitura, Marcos Vilhena.

Outra melhoria anunciada hoje pela Prefeitura para o Programa de Diabetes do Município foi a licitação aberta com o objetivo de comprar cinco mil recipientes para descarte do material utilizado por esses pacientes, que necessitam da aplicação da insulina. Atualmente, a orientação é de que as seringas sejam colocadas em garrafas PET e entregues na unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Cerca de 5.200 pacientes são cadastrados no Programa do Diabetes em Resende, cujo atendimento é considerado uma referência na região. Para ter acesso ao atendimento, o paciente deve ser encaminhado por um clínico geral da rede do SUS (Sistema Único de Saúde).

Uma das medidas implantadas pela administração do prefeito José Rechuan (PP) foi a descentralização do atendimento aos pacientes. As seringas e insulinas também são entregues nas unidades básicas de saúde. Os pacientes contam com o acompanhamento do médico do posto e participam de atividades em grupos nos módulos do Programa Saúde da Família, onde recebem orientações sobre a dieta adequada, a necessidade da prática de atividade física e a importância de tomar a medicação prescrita.

Palavras chaves: TRATAMENTO DE REFERÊNCIA