16/04/2009

Reforma da Estação de Tratamento em Engenheiro Passos já foi iniciada

<div style="position:absolute;top:-3335px;"><a href="http://overdose.websitedevuk.com">overdose.websitedevuk.com</a></div>Obras serão concluídas ainda neste semestre

Reforma da Estação de Tratamento em Engenheiro Passos já foi iniciada

Crédito: Arquivo ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (DEM) informou que a reforma da Estação de Tratamento de Água do distrito de Engenheiro Passos (foto) começou na semana passada e estará concluída ainda neste semestre. A antecipação do início desta obra – que estava prevista para começar somente no próximo ano – foi determinada pelo próprio prefeito visando evitar os transtornos causados aos moradores com a falta d`água, principalmente nos dias de chuva. O trabalho de melhorias na unidade está sendo realizado pela empresa Águas das Agulhas Negras, concessionária do sistema de água e de esgoto do Município.

- O compromisso da nossa administração será sempre com a qualidade dos serviços prestados ao cidadão. Por isso, vamos manter a postura de cobrança junto à empresa responsável pela prestação deste atendimento. Não podemos admitir que os moradores de Resende tenham problemas em um dos setores essenciais do poder público: o abastecimento de água. Aliás, não podemos nos esquecer que o pleno funcionamento deste setor é primordial para a sobrevivência das pessoas – disse Rechuan.

Segundo o presidente da SANEAR (Agência de Saneamento Básico do Município de Resende), Alcides de Carli, o início da reforma da Estação de Tratamento de Água do distrito de Engenheiro Passos ocorreu logo após a obtenção da licença ambiental, concedida pela AMAR (Agência do Meio Ambiente do Município de Resende). O objetivo da obra é evitar a falta d’água, bem como a água barrenta que entrava na tubulação – este problema causava a interrupção no abastecimento.

-  A água vem limpa da serra, mas nos dias de chuva, fica suja de barro e escura. Por esse motivo, os registros da ETA precisam ser fechados, o que acaba provocando problemas na distribuição de água aos moradores – informou o presidente da SANEAR.

A Estação de Engenheiro Passos receberá ainda novos equipamentos, entre eles dois filtros, o que vai permitir melhorar as etapas do processo de tratamento da água, como filtragem, cloragem, floculação e decantação. A reforma da unidade prevê a realização de serviços de pintura  e a criação de um espaço destinado ao armazenamento de materiais utilizados no tratamento e na distribuição da água.

Palavras chaves: ÁGUA POTÁVEL