Obras e Serviços Públicos

12/01/2012

Reforma completa da Praça da Concórdia representa investimentos de R$ 570 mil

Banheiros públicos estarão prontos até fevereiro

Reforma completa da Praça da Concórdia representa investimentos de R$ 570 mil

Crédito: Jorge Trindade - ACOM PMR

A Secretaria Municipal de Obras informou hoje que os dois banheiros públicos (masculino e feminino), ambos adaptados para cidadãos portadores de deficiência, que estão sendo construídos dentro do projeto de revitalização da Praça da Concórdia (foto), no Centro de Resende, já se encontram em fase de conclusão, restando apenas a instalação dos revestimentos e a cobertura dos sanitários. Os banheiros deverão estar prontos até fevereiro. Paralelo à construção dos sanitários, os operários da empresa Eurovale Serviços Industriais Ltda, empresa vencedora do processo de licitação destinado à realização das obras, trabalham atualmente na demolição do piso da praça e na retirada do entulho resultante da demolição. - A Prefeitura assinou o contrato prevendo a realização da obra em um prazo de 90 dias. As obras foram iniciadas no dia 07 de novembro e seriam concluídas em fevereiro, mas em função das chuvas, o contrato deverá ser prorrogado e o encerramento dos trabalhos acontecerá em abril, quando vamos entregar o logradouro totalmente revitalizado à população - anunciou o secretário de Obras da Prefeitura, engenheiro Rubens Almada, salientando que o valor da obra, orçado em R$ 570 mil, engloba todos os serviços previstos no projeto de revitalização, incluindo a construção do novo terminal rodoviário para os passageiros dos ônibus urbanos. O piso da Praça da Concórdia já está sendo demolido para dar lugar a um novo piso em blocos de concreto, o que garantirá ainda a acessibilidade de cidadãos portadores de deficiência visual, com piso podotátil para orientar e direcionar as pessoas com essa deficiência. A praça ganhará ainda um novo sistema de iluminação, com a instalação de dez postes e luminárias semelhantes aos instalados na Avenida Nova Resende (Campos Elíseos), o que proporcionará uma melhora acentuada das condições de luminosidade do local. Os passageiros dos ônibus urbanos também ganharão mais conforto e comodidade para aguardar os coletivos. O novo terminal rodoviário terá 54 metros de extensão e cobertura para que os usuários do transporte público possam se abrigar da chuva ou do sol até a entrada nos ônibus. O novo terminal será construído na via entre o Mercado Popular o antigo edifício do Fórum. Durante a instalação deste novo terminal, os pontos de ônibus vão funcionar provisoriamente na Rua Paul Harris, via na qual se localizam a agência do INSS e a Casa da Amizade. O terminal provisório também vai ter cobertura. A reforma da Praça da Concórdia prevê ainda a instalação de um novo sistema de drenagem com 50 metros de extensão, o alargamento da rua para facilitar a saída dos ônibus do terminal ao acessar a Avenida Presidente Kennedy, a reforma do trecho de calçada ao lado do antigo terminal rodoviário, junto aos Correios numa extensão aproximada de 200 metros quadrados e ainda a ampliação em dois mil metros quadrados da calçada em torno do Mercado Popular.
Palavras chaves: RECURSOS PRÓPRIOS