27/06/2024

REFERÊNCIA EM SAÚDE BUCAL EM TODO O RJ, RESENDE APRESENTA PALESTRA NA SECRETARIA DE SAÚDE DE ESTADO

Município destaca serviços odontológicos exemplares, reconhecidos como os melhores do estado do Rio de Janeiro

Crédito: Divulgação PMR

A Prefeitura de Resende, reconhecida pela excelência em saúde bucal, realizou uma apresentação na Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro na última semana. O município foi convidado devido à sua referência como a melhor saúde bucal do estado e a Superintendência Municipal de Saúde Bucal expôs seu trabalho para as autoridades presentes.

O evento, organizado pela Secretaria Estadual de Saúde, reuniu autoridades nacionais e incluiu a apresentação de novas diretrizes para a saúde bucal pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde.

Resende é reconhecida em todo o país, tendo conquistado o título de terceiro Melhor Programa de Saúde Bucal do Brasil para municípios com população entre 50 e 300 mil habitantes, além de ser destacada como a melhor saúde bucal do estado do Rio de Janeiro.

Em janeiro de 2017, início da atual gestão, Resende contava com 14 equipes completas de Saúde Bucal. A área teve um aumento de 157% e, atualmente, a Saúde Bucal opera com 36 equipes que oferecem diferentes serviços, incluindo atendimentos de urgência, cirurgias, cuidados em CTI, ambulatório de câncer oral, além de atendimentos especiais e diversos outros tratamentos.

O município implementou um Manual de Biossegurança e Procedimento Operacional Padrão (POPs) para garantir atendimento uniforme em todas as unidades de saúde bucal. Todos os profissionais passam por capacitação e treinamento periódicos, em conformidade com as orientações da Anvisa e do Ministério da Saúde.

Além disso, os consultórios odontológicos de Resende foram adaptados para atender às normas estabelecidas pela Anvisa e pelo Ministério da Saúde.

- Estivemos no Rio de Janeiro para apresentar os serviços que oferecemos na saúde pública do município aos moradores. Trabalhamos incansavelmente para melhorar os serviços prestados, e saber que somos a melhor saúde bucal de todo o estado do Rio de Janeiro, e estamos no top 3 de melhores do país, nos enche de orgulho e nos motiva a continuar crescendo e melhorando cada vez mais - declarou o superintendente municipal de Saúde Bucal, Flávio Monteiro de Barros de Carvalho.

Palavras chaves: Saúde Bucal; Secretaria De Saúde De Estado; RJ