Superintendência de Transporte e Trânsito

Prefeito antecipa reunião do COMUTRAN para amanhã, na ACIAR, a partir das 18h30

Redução do preço da passagem de ônibus será definida nesta terça-feira

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (PP) antecipou para esta terça-feira, dia 25, a reunião do Conselho Municipal de Trânsito (COMUTRAN), que definirá a redução do preço da passagem em Resende. O encontro, que acontece a partir das 18h30, na ACIAR (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Resende), foi acertado durante reunião do prefeito com representantes do Movimento Nacional Contra o Aumento das Passagens, na última sexta-feira, dia 21.

- A reunião do COMUTRAN definirá o novo valor das passagens de ônibus em Resende. Em contato com os representantes governamentais do conselho, vou pedir para que votem a favor da redução da passagem - afirma Rechuan.

As passagens em Resende foram reajustadas no mês de abril, tendo na planilha os impostos da época, e conforme destacou o prefeito, nos encontros com os representantes, agora, com a redução dos impostos feita pelo governo federal, no início deste mês, é natural que o valor da tarifa diminua.

Esse acordo foi fruto de diversos encontros do prefeito Rechuan com representantes da Manifestação Nacional de Resende. Desde o dia 18 (terça-feira), a Prefeitura tem mantido as portas abertas, quando o secretário de Relações Comunitárias, Ubiratan de Oliveira, se encontrou com líderes do ato para discutir o trajeto da manifestação da última quinta-feira, dia 20. A segurança da manifestação também foi debatida pela Prefeitura e por representantes da Manifestação Nacional junto ao 37º Batalhão da Polícia Militar.

Paralelo a isso, o prefeito participou de três reuniões, em seu Gabinete, onde foram tratados diversos assuntos, principalmente a melhoria no transporte público.

- Desde o inicio da Manifestação Nacional, nosso governo tem mantido o diálogo aberto com os representantes. Postura esta que já é habitual desta administração. Entendemos que vivemos num Estado Democrático de Direito, onde todo e qualquer cidadão tem o direito, e acima de tudo, o dever de se posicionar - comenta Rechuan.

Na sexta-feira, dia 21, Rechuan recebeu uma pauta contendo 24 propostas, com pedidos para áreas de Obras, Transporte Público, Educação, Saúde, Habitação e Segurança Pública. No encontro, conforme já havia sido acertado, o prefeito entregou a cópia do contrato de concessão da empresa São Miguel e fez o convite para que participassem da reunião do COMUTRAN.

- É importante que acompanhem o cálculo da tarifa, para que entendam como funciona o valor das passagens, e que possam estar junto com a gente para a eficiência do transporte público - destaca Rechuan.

Para dar sequência às pautas apresentadas, o prefeito Rechuan propôs que fosse formada uma comissão com os representantes da Manifestação Nacional, para que acompanhassem as discussões das propostas apresentadas, de forma rotineira.

Palavras chaves: TRANSPORTE PÚBLICO