13/06/2011

Recursos da Prefeitura ajudaram a garantir obras de ampliação

Nova Avenida Dorival Marcondes Godoy será inaugurada nesta terça-feira pelo Município e o Estado

Recursos da Prefeitura ajudaram a garantir obras de ampliação

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Dos cerca de R$ 4 milhões investidos nas obras de ampliação da Avenida Dorival Marcondes Godoy, na entrada da cidade (foto), 30 por cento deste total (aproximadamente R$ 1, 2 milhão) correspondem à contrapartida da Prefeitura. Realizadas por meio de uma parceria da administração municipal com o Governo do Estado, as obras vão ser inauguradas nesta terça-feira, dia 14, às 11h30m, pelo prefeito José Rechuan (DEM) e o governador Sérgio Cabral (PMDB). A programação prevê também a presença do vice-governador e secretário estadual de Obras, Luiz Fernando de Souza Pezão (PMDB). A avenida, que representa o acesso principal ao município de Resende para os motoristas provenientes da Via Dutra, está de cara nova com ponte e viaduto duplicados, novos canteiros centrais, um novo sistema de iluminação, paisagismo e recapeamento asfáltico. Com o objetivo de melhorar o fluxo do trânsito, através do Projeto Urbano Humano, criado na gestão do prefeito José Rechuan (DEM), foi feita a ampliação da ponte sob o Rio Alambari. Antes, esta travessia tinha oito metros de largura, e agora passou a ter 18 metros. Já próximo à entrada para o Residencial Monet, o viaduto sob a linha férrea também recebeu obras de ampliação: a largura cresceu de oito para 18 metros. Segundo o secretário municipal de Obras, Rubens Almada, com as obras executadas na ponte e no viaduto, os veículos terão mais espaço para trafegar, pois haverá espaço para a passagem de quatro carros ao mesmo tempo, sendo dois em cada sentido da pista. Além disso, foi deixado um espaço de dois metros de largura destinado à ciclovia que será implantada em breve no local. A instalação de grades protetoras nas laterais do viaduto e da ponte representou outro serviço executado no local. Inicialmente, o projeto estabelecia um investimento aproximado de R$ 3,2 milhões, mas este valor foi acrescido de quase R$ 800 mil, já que outras obras foram incluídas no planejamento inicial, entre elas o aumento da largura em mais 20 por cento no viaduto e na ponte para a ciclovia, e ainda uma nova iluminação da avenida. Por conta destas novas melhorias, a contrapartida da Prefeitura está chegando a cerca de R$ 1,2 milhão, ou seja, 30 por cento da obra.
Palavras chaves: ENTRADA DA CIDADE