26/04/2010

Reciclagem orgânica chega às escolas municipais

Projeto conscientiza estudantes sobre importância da preservação ambiental

Reciclagem orgânica chega às escolas municipais

Crédito: Divulgação - ACOM/PMR

O CREAR (Centro de Referência de Educação Ambiental de Resende), instituição subordinada à Secretaria Municipal de Educação, está implantando nas escolas municipais a reciclagem de lixo orgânico por meio da compostagem, processo em que os resíduos, através de decomposição, são transformados em húmus (adubo orgânico). Segundo o coordenador do CREAR, professor José Roberto de Paiva, além de reduzir o lixo orgânico nas escolas e produzir o adubo que poderá ser utilizado nas hortas das unidades de ensino ou doado para a comunidade, o principal objetivo do projeto é ensinar aos alunos formas simples voltadas à preservação do meio ambiente. Inicialmente, duas escolas estão sendo atendidas pela compostagem. São elas: Sagrado Coração (Lavapés) e Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos- foto). Mas o objetivo da Secretaria Municipal de Educação é ampliar a iniciativa para outras unidades de ensino da Prefeitura. O projeto das composteiras (recipiente usado para se fazer compostagem) foi desenvolvido por Paiva e o professor Mario Luis da Silva, com auxílio de alunos do curso técnico de Meio Ambiente do Colégio Agulhas Negras. Para a fabricação das composteiras a empresa Clariant doou 100 bombonas plásticas ao CREAR.
Palavras chaves: EDUCAÇÃO