17/12/2010
Rechuan vistoria obras na ponte destruída pelas chuvas
Secretário percorre de barco o Rio Sesmarias e constata mais transtornos
Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR
Ao vistoriar na manhã de hoje os trabalhos de recuperação da ponte sobre o Rio Sesmarias, na Avenida Saturnino Braga, próximo à Casa dos Parafusos, o prefeito José Rechuan (DEM) reafirmou que o esquema especial de serviços da Prefeitura para o atendimento das famílias afetadas pela chuva de terça-feira vai permanecer mobilizado por tempo indeterminado.
Os trabalhos de assistência às vítimas e a reconstrução dos pontos da cidade destruídos pelo temporal está sendo feito de forma integrada por cinco secretarias municipais, além da AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende). As secretarias envolvidas neste trabalho são as seguintes: Obras, Assistência Social, Saúde, Serviços Públicos e a pasta de Urbanismo e Arquitetura.
O prefeito frisou a importância da rápida ação realizada pelos técnicos da Defesa Civil do Município momentos antes de o Rio Sesmarias transbordar na noite de terça-feira.
Informado pelo prefeito de São José do Barreiro, Arthur Barbosa Pinto, sobre a ocorrência de uma tromba d´água naquela cidade, Rechuan retransmitiu imediatamente as informações para os técnicos do setor.
Os funcionários da Defesa Civil conseguiram então avisar algumas famílias dos bairros atingidos antes da enxurrada chegar ao município. Com isso, alguns objetos conseguiram ser salvos da destruição.
- Manifestamos mais uma vez toda a nossa solidariedade às famílias vítimas deste temporal, cuja intensidade surpreendeu a Prefeitura de Resende e as autoridades do município vizinho de São José do Barreiro. Só mesmo quem teve sua casa invadida pela força da água e perdeu móveis, objetos e roupas podem falar do sofrimento que este episódio acarreta. A administração municipal de uma maneira geral continuará mobilizada para atender estes moradores– disse o prefeito.
Acompanhado por técnicos da Defesa Civil do Município e do Corpo de Bombeiros da cidade, o secretário municipal de Obras, engenheiro Rubens Almada, percorreu hoje de barco o trecho do Rio Sesmarias entre o Jardim Jalisco e a Chácara do Tácito, na região do Jardim Brasília.
Durante a realização desta vistoria, Rubens Almada constatou mais transtornos causados pelo transbordamento do manancial nesta semana, entre eles a queda de galhos de árvores em outros trechos do rio e o comprometimento da fundação de alguns imóveis localizados às suas margens.
Numa das cabeceiras da ponte interditada sobre o Sesmarias, uma escada que dá acesso aos estabelecimentos comerciais localizados no nível da rua cedeu (foto).
- A quantidade da água proveniente deste temporal foi acima de todas as expectativas. E para agravar ainda mais a situação, na região da estrada da Limeira, pelo menos seis ribeirões e córregos deságuam no Ribeirão Sesmarias, aumentando o volume de água neste manancial. Podemos dizer que a situação é grave, mas estamos trabalhando muito para reconstruir os trechos afetados o mais breve possível – assegurou o secretário.
Palavras chaves: PRONTIDÃO MÁXIMA