15/05/2009

Programa Segundo Tempo e Rodovia do Contorno: os pedidos feitos pelo prefeito

Rechuan vai à Brasília em busca de verbas para Resende

Crédito: Wagner Alves

A inclusão de Resende no Programa Segundo Tempo e a liberação de recursos para a construção da Rodovia do Contorno no Município foram reivindicadas pelo prefeito José Rechuan (DEM) ao Governo Federal na viagem que ele fez esta semana à Brasília. Acompanharam o prefeito nesta viagem o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança, engenheiro Rubens Almada, e o presidente da SANEAR (Agência de Saneamento Básico do Município), Alcides De Carli.

Numa das audiências, o prefeito e os seus assessores se reuniram com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e o senador Marcelo Crivella (PRB). Além da Rodovia do Contorno, a construção de pistas auxiliares à Via Dutra na região da Fazenda da Barra representou outro assunto tratado durante este encontro.

A Rodovia do Contorno ligará o Acesso Oeste, na região da Grande Alegria, à Via Dutra, através do distrito de Bulhões, passando por vários bairros da área urbana de Resende, entre eles Casa da Lua, Parque Ipiranga, Surubi e Vila Verde. Já as pistas auxiliares reivindicadas ao ministro dos Transportes deverão ser construídas nos acessos a bairros da região da Fazenda da Barra, como Jardim Esperança, Loteamento Isaac Politi e Parque Embaixador.

- No caso da Rodovia do Contorno, mostramos a importância que esta obra vai representar no sentido de desafogar o trânsito dentro da área urbana de Resende. Quanto às pistas auxiliares à Via Dutra, na região da Fazenda da Barra, não temos dúvidas de que elas vão melhorar as condições de entrada e saída destas comunidades. Estes pleitos na área de infra-estrutura vão ser agora analisados tecnicamente pelo Governo Federal, mas a audiência no Ministério dos Transportes significou outro passo primordial nas ações desenvolvidas pela Prefeitura visando conseguir recursos para a realização destas obras – disse Rechuan.

Quanto à extensão do Programa Segundo Tempo para Resende, o prefeito frisou que a medida aumentaria ainda mais o número de estudantes da rede pública já atendidos na cidade com ações de inclusão social através do Programa Segundo Turno. Considerado uma das realizações principais dos primeiros quatro meses da administração do prefeito José Rechuan, o Segundo Turno é desenvolvido com recursos próprios da Prefeitura e atende hoje mais de três mil alunos no turno fora da sala de aula com atividades culturais, esportivas e recreativas. O deputado Edmilson Valentim (PCdoB) acompanhou Rechuan na reunião esta semana em Brasília para encaminhar este pleito.

- Podemos perceber a satisfação das comunidades com a implantação do Segundo Turno pelo nosso governo neste ano de 2009. É preciso destacar que realizamos este programa com recursos próprios da Prefeitura. Estamos, portanto, fazendo a nossa parte, dentro da nossa proposta de oferecer perspectivas de futuro às nossas crianças e aos nossos adolescentes. Mas queremos aumentar o número de estudantes beneficiados por ações de inclusão social, motivo pelo qual consideramos a extensão do Segundo Tempo para Resende como um passo fundamental na busca deste objetivo – concluiu o prefeito.

Palavras chaves: INVESTIMENTOS