17/02/2009

Rechuan pede reabertura do IML ao Governo do Estado

Prefeito participa de reunião com Sérgio Cabral e "Pezão"

Rechuan pede reabertura do IML ao Governo do Estado

Crédito: Wagner Alves

No segundo encontro em menos de um mês com o vice-governador Luiz Fernando de Souza Pezão, ocorrido na tarde de segunda-feira, dia 16 de fevereiro, no Rio de Janeiro, o prefeito José Rechuan (DEM) reforçou o pedido ao Governo do Estado no sentido de que o posto do Instituto Médico-Legal de Resende seja reaberto o mais rápido possível. Rechuan lembrou que o fechamento do posto – cuja reabertura cabe à administração estadual – tem causado muitos transtornos às famílias do Município, pois os exames de necropsia são feitos somente na unidade do Instituto do bairro Três Poços, em Volta Redonda.

O prefeito reivindicou também o apoio do Estado na recuperação de estradas rurais em Resende e na realização de obras de melhorias no aterro sanitário de Bulhões. No final da tarde, os mesmos pleitos encaminhados ao vice-governador seriam apresentados por Rechuan ao governador Sérgio Cabral Filho (PMDB).

- Assim como fomos à Brasília na semana passada em busca de recursos para a realização de obras e serviços em Resende, tornando realidade dessa maneira parcerias importantes entre a Prefeitura e o Governo Federal pelo bem-estar da nossa população, não vamos medir esforços visando colocar em prática ações em Resende também através de um trabalho conjunto com o Governo do Estado – disse Rechuan.

No caso da reabertura do IML, o assunto foi um dos temas do encontro sobre segurança pública realizado semana passada na Prefeitura, o qual contou com as presenças de autoridades das Polícias Civil e Militar; do Corpo de Bombeiros; da Defesa Civil do Município; do Ministério Público; da Polícia Rodoviária Federal; da Coordenadoria de Ordem Pública da Prefeitura, além de secretários municipais e representantes da comunidade. Rechuan reafirmou que “se a reabertura do IML dependesse, única e exclusivamente da Prefeitura, o posto de Resende já estaria reaberto”. Em Resende, o posto funcionava atrás da Capela Mortuária do Alto dos Passos.

Quanto à realização de melhorias nas estradas rurais, este pleito também já tinha sido apresentado pelo prefeito ao vice-governador no primeiro encontro entre as duas autoridades este ano, realizado no dia 30 de janeiro passado, no Palácio das Laranjeiras (foto). Neste encontro, Rechuan integrava o grupo de prefeitos do Sul Fluminense que se reuniu com Pezão para obter dele o apoio ao movimento das lideranças políticas da região contra os efeitos da crise internacional.

Rechuan considera de extrema importância a participação do Estado na recuperação das estradas rurais, onde a Prefeitura tem enfrentado muitos transtornos nos últimos dias devido às fortes chuvas que vêm caindo sobre a cidade.

- O segmento rural tem uma importância muito grande na oferta de trabalho e na geração de recursos tanto para o Município como para o Estado. Neste sentido, a melhoria das condições das estradas se constitui numa medida essencial ao escoamento da produção agropecuária. Isso sem contar que, adotando esta medida, o Poder Público garante também condições visando garantir o direito de ir e vir do homem do campo e da sua família – concluiu Rechuan.

Palavras chaves: ESTADO