Chefia de Gabinete

10/06/2016

Rechuan participa da entrega da unidade de atendimento em oncologia de Barra Mansa

Prefeitura destaca tratamento mais humanizado a pacientes de câncer

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan participou na tarde desta sexta-feira, dia 10, junto com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, da inauguração da Unidade de Atendimento de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), instalada na Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa. Segundo Rechuan a unidade é mais uma conquista para a região pelos serviços que serão oferecidos.

- Temos muito que comemorar porque a região conquista mais estrutura de saúde com equipamentos de última geração, oferecendo atendimento humanizado a pacientes de câncer que precisam desse tratamento por conta do desgaste e debilitação da doença – comentou Rechuan.

O prefeito, que assumiu recentemente a presidência do Consórcio Intermunicipal de Saúde, aproveitou a ocasião para conversar com o ministro Ricardo Barros sobre o andamento das obras do Hospital Regional do Médio Paraíba, em Volta Redonda. O Consórcio gerencia as obras e não tem medido esforços para que a unidade seja concluída.

- Assim como a Unacon, o objetivo do Hospital Regional é garantir atendimento de média e alta complexidade, sem que os moradores da nossa região tenham que se deslocar para fora da região - lembrou Rechuan.

A deputada estadual Ana Paula Rechuan, que também é médica, destacou a estrutura da Unacon como uma grande aliada no tratamento do câncer na região de forma humanizada e com qualidade.

- Estamos mudando a realidade de pacientes fragilizados por conta da doença que precisam enfrentar viagens cansativas e desgastantes para buscar tratamento em outros municípios e até em outros estados - disse.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, elogiou a iniciativa e o início do funcionamento da unidade. Segundo ele, a estrutura vai aproximar o tratamento dos moradores, descentralizando atendimentos que hoje se encontram em cidades distantes de quem realmente precisa.

- A meta do Ministério é ampliar e multiplicar unidades como essas em mais hospitais e também Santas Casas. Sabemos que as Santas Casas têm um papel importante no Sistema Único de Saúde, por isso, queremos buscar mais apoio para essas estruturas – afirmou.

A Unacon passará agora a atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e tem capacidade para realizar 2 mil atendimentos ambulatoriais por mês. O objetivo é trazer para a região sul fluminense atendimento oncológico especializado e integra, ampliando a base de atendimentos com material humano e equipamentos de última geração. Entre os serviços disponíveis estão Mastologia, Urooncologia, Ginecologia oncologia, Radioterapia – Convencional, conformada ou Tridimensional e radiocirurgia.

Palavras chaves: SAÚDE