26/03/2009

Rechuan participa da abertura do IV Fórum Municipal de Educação

Conselho Municipal do setor será escolhido durante o evento

Rechuan participa da abertura do IV Fórum Municipal de Educação

Crédito: Wagner Alves

O prefeito José Rechuan (DEM) participa neste sábado, dia 28 de março, da cerimônia de abertura do IV Fórum Municipal de Educação, que será realizado de 8 às 12 horas, no auditório da Associação Educacional Dom Bosco, em frente ao Parque de Exposições. O evento contará ainda com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Fraternidade (Educação), professor João Duarte. Durante a realização do Fórum serão eleitos os novos componentes do Conselho Municipal de Educação para o biênio 2009-2010.

Rechuan destacou a importância do encontro no sentido de democratizar as ações implementadas pela Prefeitura em Resende dentro da área do ensino público. Segundo ele, a escolha dos novos componentes do Conselho será fundamental para garantir a participação de representantes do setor nas decisões relacionadas à educação pública. Analisando as realizações já implantadas pela nova administração da cidade na área de Educação, durante os primeiros meses deste ano, o prefeito disse que “ações emergenciais foram realizadas pela Prefeitura visando garantir a retomada do ano letivo, ocorrida no começo de fevereiro”.

- Diversos veículos foram contratados para garantir o transporte dos alunos entre as suas residências e as escolas nas quais eles se encontram matriculados. Quando assumimos o governo municipal em janeiro, o transporte escolar apresentava muitas deficiências, motivo pelo qual adotamos este procedimento. Realizamos ainda melhorias em algumas escolas com o objetivo de assegurar as condições de aprendizado para os estudantes e de trabalho, no caso dos profissionais de ensino. Implementamos também melhorias importantes na merenda dos alunos. É claro que vamos fazer muito mais ao longo da nossa administração. Porém, os serviços já colocados em prática neste curto período demonstram de forma inequívoca que a educação representa uma das nossas prioridades – disse Rechuan.

NÚMEROS DA EDUCAÇÃO - A palestra de abertura do IVº Fórum Municipal de Educação será proferida pela diretora de Gestão de Pessoas da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Fraternidade, professora Rosaly Azevedo. Ela apresentará números referentes à Educação de Resende, fazendo um paralelo com os índices do Governo do Estado e do país, além de reforçar as ações e metas da administração municipal para o setor. Em seguida, o professor Marcos Fídélis destacará a importância do Conselho Municipal de Educação.

Com relação à escolha dos novos integrantes do Conselho, o titular da pasta de Educação no município, professor João Duarte, disse que as próprias instituições que fazem parte do segmento vão indicar os seus representantes.  Entre as atribuições do Conselho, João Duarte destaca o acompanhamento e a execução do Plano Municipal de Educação e a implantação de ações voltadas à melhoria da qualidade do ensino.
Palavras chaves: ENSINO PÚBLICO