27/07/2009

Rechuan entrega equipamentos para Academia da Terceira Idade

Inscrições podem ser feitas a partir desta terça-feira, no Parque das Águas

Rechuan entrega equipamentos para Academia da Terceira Idade

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Implantado este ano pela administração do prefeito José Rechuan (DEM), o Programa Terceira Idade Ativa (foto) ganhou, na semana passada, a Academia da Terceira Idade. Os equipamentos destinados aos exercícios de ginástica foram adquiridos através de uma parceria da Prefeitura com a UNIMED. A academia funcionará a partir do dia 11 de agosto, no Parque das Águas, onde ocorreu a cerimônia de entrega dos aparelhos.

A academia no Parque das Águas vai atender pessoas com mais de 50 anos de idade, já inscritas ou não em algum dos 17 núcleos do Programa Terceira Idade Ativa, sendo que a capacidade de utilização dos equipamentos será de 40 pessoas por hora, nos períodos de 7 às 11 horas e de 13 às 18 horas. As inscrições para os exercícios de ginástica da academia poderão ser feitas a partir desta terça-feira, dia 28 de julho, no próprio Parque das Águas, de 8 às 11 horas e de 14 às 17 horas (segunda a sexta). Já os moradores que já participam do Programa Terceira Idade Ativa deverão procurar o professor do seu próprio núcleo.

- Através desta parceria entre a Prefeitura e a UNIMED, o segmento da Terceira Idade está sendo beneficiado com mais uma conquista de grande alcance social. No ano passado, durante as nossas caminhadas pela cidade visando apresentar nossos projetos aos moradores, destacamos a valorização dos idosos como uma das nossas prioridades. O Programa Terceira Idade Ativa e agora a Academia da Terceira Idade são duas das ações que comprovam nosso comprometimento neste sentido – disse o prefeito José Rechuan (DEM), durante a entrega dos equipamentos.

Segundo a presidente do EDUCAR (Instituto de Educação do Município de Resende), Bianca Pena, a academia funcionará como um espaço complementar às atividades físicas já realizadas nos núcleos do Programa, totalizando três dias de exercícios toda semana.

- Os aparelhos da academia são específicos para idosos. Além de promover o alongamento e o fortalecimento dos músculos, eles vão proporcionar o resgate de atividades diárias do dia-a-dia, simulando movimentos como dirigir, levantar os braços, girar o tronco e caminhar – detalhou Bianca, acrescentando que, para praticar os exercícios na academia do Parque das Águas, os idosos serão transportados em horários específicos até o local em um ônibus cedido pela Viação Falcão.

Durante a realização dos exercícios, os idosos terão acompanhamento de um profissional de Educação Física e de um fisioterapeuta, todos credenciados em seus respectivos conselhos. Bianca lembra que “o acompanhamento de profissionais capacitados é fundamental para que os idosos tenham a segurança de que estão fazendo os movimentos de maneira correta”.

A parceria entre a Prefeitura e a UNIMED para a aquisição dos equipamentos foi firmada em maio, durante uma solenidade no gabinete do prefeito José Rechuan, da qual participou o presidente da empresa, João Alberto da Cruz. Já o diretor da UNIMED, Mauro Nogueira, que esteve presente na cerimônia de entrega dos equipamentos no Parque das Águas, disse que a parceria “faz parte da política de responsabilidade social desenvolvida pela empresa”.

- A nossa proposta é contribuir com a saúde da população de Resende, participando com isso de ações voltadas à construção de uma sociedade mais saudável – declarou Nogueira.

Palavras chaves: GINÁSTICA PARA IDOSOS