Chefia de Gabinete

Polo funciona por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura

Rechuan e Pezão participam de inauguração de nova sede do Polo do Cederj

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (PP) participa neste sábado, dia 20, às 11 horas, com o governador Luiz Fernando de Souza Pezão, da cerimônia de inauguração do Polo de Educação a Distância do Consórcio CEDERJ (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro)/ UAB (Universidade Aberta do Brasil) e do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), que passam a funcionar anexos ao CIEP 342 - Ivany de Oliveira Chaves, na Avenida Coronel Mendes, nº 1.920, bairro Alvorada.

As obras para construção das unidades foram realizadas pelo Governo do Estado. Com isso, a sede do polo CEDERJ/UAB que funcionava num prédio alugado pela Prefeitura, na Rua Padre Marques, nº 68, no Centro Histórico, ganhou uma sede própria junto ao CIEP para abrigar setores administrativos e espaços de convivência utilizados pelos alunos nas aulas presencias.

- Encerramos o ano com mais essa grande conquista. Os estudantes da região estão ganhando um espaço maior e com uma estrutura voltada para seu aprendizado. Além disso, a partir do ano que vem vamos atender mais uma demanda da região com a implantação do curso de Engenharia de Produção - comemorou o prefeito.

Esta semana, Rechuan assinou ainda o novo acordo de cooperação técnica que renova por mais cinco anos a parceria com o Consórcio CEDERJ no município. Nele, a Prefeitura continua responsável pelo fornecimento de materiais de apoio e funcionários administrativos, que hoje são 15 trabalhando no polo. Já o Estado mantém o pagamento dos tutores e fornece o material didático aos alunos, enquanto que a União cuida do pagamento dos professores através das universidades consorciadas.

A previsão para 2015 é que o polo do CEDERJ receba 480 novos alunos, totalizando 2.780 matrículas, nos cursos semipresenciais, gratuitos, em Administração de Empresas, História, Biologia, Matemática, Pedagogia, Turismo, Tecnologia em Segurança Pública e Engenharia de Produção. O início das aulas está marcado para o dia 24 de janeiro.

Os cursos oferecidos são certificados pelas universidades consorciadas: Universidade Rural, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-RJ).

No sábado, além do governador e do prefeito, estarão presentes na inauguração o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Alexandre Sérgio Alves Vieira, a presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC), Maria Cristina Lacerda Silva, e o presidente da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ), Carlos Eduardo Bielschowsky.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO