Fazenda

20/03/2015

Rechuan e Pezão participam de inauguração de Centro Educacional no Parque das Águas

Unidade vai atender 194 crianças de três meses a seis anos de idade

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

O Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Parque das Águas, construído em uma parceria entre a Prefeitura de Resende e o Instituto Nissan, foi inaugurado nesta sexta-feira, dia 20, com a participação do prefeito José Rechuan, do governador Luiz Fernando Pezão e do presidente da Nissan, François Dossa.

O prefeito José Rechuan destacou que a inauguração da creche é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a Nissan e agradeceu a empresa por ter escolhido Resende para se instalar e investir na geração de emprego e na questão social. Segundo Rechuan, a participação do ex-governador Sérgio Cabral também foi fundamental para a instalação da empresa em Resende.

- As parcerias têm sido fundamental para o desenvolvimento de qualquer Município. Sem ela não se faz nada. A Nissan e nós, do poder público, acreditamos nisso e hoje estamos aqui transformando a vida de 194 crianças - disse o prefeito, se referindo aos alunos que serão atendidos pela unidade.

Para a deputada estadual e primeira-dama do Município, Ana Paula Rechuan, o centro educacional simboliza um sonho de trabalhar pela redução do déficit de vagas em creche em Resende. Ela reforçou a importância de se manter as parcerias entre o poder público e a iniciativa privada porque, segundo ela, "é pela educação que se pode modificar a vida das pessoas".

A CEMEI Parque das Águas será a primeira unidade de ensino de Resende projetada para utilizar energia solar e economizar energia elétrica. Sua estrutura possui um sistema de painéis solares fotovoltaicos, que são dispositivos utilizados para captar e converter a energia da luz do sol em energia elétrica. Os painéis foram instalados no telhado do pátio da escola.

Pensando também nos princípios sustentáveis, o projeto incluiu a colocação de janelas amplas que permitem a entrada de luz e ventilação natural. Na construção do prédio foram usadas estruturas metálicas, o que contribuiu para diminuir o desperdício de madeiras nas fases iniciais da obra.

O projeto, elaborado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Arquitetura, foi elogiado pelo governador Pezão, principalmente no que se refere à economia de energia. Ele revelou que pretende instalar energia solar em todas as escolas estaduais até o final de seu mandato. O governador também elogiou o prefeito José Rechuan por saber administrar e investir os recursos que são disponibilizados para o Município.

- Aqui em Resende vale a pena investir e aplicar os recursos do estado porque presenciamos como está Resende hoje na administração do Rechuan. Isso que é trabalhar por políticas públicas voltadas para a população - enfatizou o governador.

Nas palavras do presidente da Nissan do Brasil, François Dossa, a entrega da obra representa o compromisso do Instituto Nissan, braço social da empresa, com a educação no país. Ele revelou também o desejo da empresa em investir ainda mais na educação em Resende, com a construção no futuro de uma escola e até mesmo uma universidade.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO