16/01/2009

Rechuan e comandante da PM debatem reforço da vigilância na cidade

Ordenamento do trânsito também foi discutido no encontro

Rechuan e comandante da PM debatem reforço da vigilância na cidade

Crédito: Wagner Alves

O reforço do policiamento ostensivo nas entradas de Resende foi um dos temas debatidos durante o encontro ocorrido nesta quinta-feira, dia 15, entre o prefeito José Rechuan (DEM) e o novo comandante do 37º Batalhão da Polícia Militar (Resende), tenente-coronel Alnyr Ribeiro. Realizada no gabinete de Rechuan, no Centro Administrativo da Beira-Rio, a reunião também discutiu propostas com o objetivo de ordenar o trânsito da cidade. Este foi o primeiro encontro de trabalho do prefeito com o tenente-coronel, que assumiu o comando da PM em Resende no final de dezembro.

O comandante da PM adiantou que, no caso da vigilância nas entradas da cidade, principalmente no Acesso Oeste e no viaduto em frente ao Rodoshopping Graal, uma das suas propostas é a instalação de Postos de Policiamento Comunitário (PPC) para impedir o ingresso  de armas e drogas em Resende. Já com relação ao trânsito, o oficial disse que intensificará as ações de combate às infrações cometidas pelos motoristas. No entendimento do prefeito Rechuan, “o Município e o Estado devem trabalhar de mãos dadas com o objetivo de garantir a segurança dos moradores da cidade”.

- Apesar da segurança pública representar uma atribuição constitucional dos governos estaduais, os prefeitos não podem cruzar os braços diante deste fato. Muito pelo contrário: penso que as prefeituras devem apoiar no que for possível as instituições de segurança visando reforçar o combate à criminalidade. Agora, este trabalho precisa ser feito de forma paralela a ações de prevenção, investindo principalmente em programas sociais para as crianças e adolescentes. Da minha parte, estarei sempre à disposição da Polícia Militar para desenvolver parcerias voltadas à segurança do povo de Resende – disse Rechuan, após a reunião.

A respeito da proposta do novo comandante da PM para o trânsito, o prefeito considerou válido o reforço no combate às infrações e adiantou que a administração municipal já estuda medidas com o objetivo de melhorar o fluxo de veículos. Ele reconheceu que atualmente o grande número de carros, principalmente nos horários de maior movimento, acaba provocando retenções nas pontes Tácito Viana Rodrigues e Miguel Couto, ambas sobre o Rio Paraíba do Sul e responsáveis pela ligação entre Campos Elíseos e a região central de Resende.

O retorno do funcionamento do posto do Instituto Médico Legal, cujas instalações se localizam ao lado da capela mortuária do Alto dos Passos, foi outro tema do encontro entre o prefeito e comandante da PM. Em entrevistas à imprensa sobre este assunto, Rechuan declarou que “se a reabertura do posto dependente exclusivamente da administração municipal, ele certamente já teria voltado a funcionar”. Mesmo assim, o prefeito disse que já solicitou essa medida ao Governo do Estado:

- Estes contatos foram muito positivos e acredito no atendimento desta solicitação - disse Rechuan, classificando como “um absurdo” o fechamento da unidade devido aos transtornos que esta medida vem causando às famílias.

Já o comandante da PM disse que o fato de o IML não estar funcionando em Resende acaba prejudicando o policiamento ostensivo da cidade, “pois em determinadas ocorrências, como no caso de homicídios, os policiais precisam permanecer no local do delito até a chegada de técnicos do instituto que vêm da localidade de Três Poços, diminuindo com isso o número de PMs na vigilância das ruas”.

Palavras chaves: SEGURANÇA