05/04/2010

Rechuan divulga nota sobre morte do ex-prefeito

Pineschi governou Resende na década de 1970 e construiu ponte sobre Rio Paraíba

Rechuan divulga nota sobre morte do ex-prefeito
O prefeito José Rechuan (DEM) - que decretou luto oficial em Resende de três dias devido ao falecimento do ex-prefeito da cidade, José Marco Pineschi - divulgou nota à imprensa destacando o trabalho que Pineschi realizou no Município à frente do Poder Executivo. O ex-prefeito governou Resende nos anos de 1971 e 1972, durante um mandato tampão determinado, pela legislação federal da época, para a maioria dos municípios brasileiros. Apesar do pouco tempo que teve para administrar a cidade – apenas dois anos – Pineschi é lembrado até hoje pelas pessoas que já moravam em Resende naquele tempo como o prefeito que construiu a ponte de cimento sobre o Rio Paraíba do Sul denominada Ponte Tácito Viana Rodrigues. Esta ponte, cujo sentido passou a ser permitido apenas no sentido Centro-Campos Elíseos a partir do ano passado, dentro das modificações no trânsito da cidade realizadas pela Prefeitura, através do Projeto Urbano Humano, liga a Praça da Concórdia à praça em frente ao Supermercados Royal. - Não morava em Resende quando esta ponte foi construída, pois me mudei para a cidade mais de 15 anos após a realização desta obra. Mas quando um homem público realiza obras importantes ao dia-a-dia de um povo, o seu nome fica marcado para sempre na história deste mesmo povo. O ex-prefeito José Marco Pineschi escreveu seu nome na vida da população resendense por tantas obras e serviços relevantes prestados à cidade. A construção desta ponte, porém, é uma das suas obras mais lembradas até hoje – disse Rechuan. Na opinião do atual prefeito de Resende, “a importância da construção desta ponte ganha uma dimensão maior ainda devido ao fato de, na época, ela ter representado uma realização primordial para o sistema viário da cidade”. Na época, os motoristas de veículos só contavam com uma opção de travessia entre o Centro e Campos Elíseos: a Ponte Miguel Couto, cuja construção ocorrera cerca de 15 anos, durante a gestão do ex-governador do Estado do Rio de Janeiro, Miguel Couto. - Podemos considerar um ato de muito dinamismo e confiança no futuro da cidade a construção desta ponte na década de 1970 em Resende. É preciso destacar também que, além desta ponte, outros serviços importantes foram prestados pelo ex-prefeito José Marco Pineschi, motivo pelo qual manifestamos o nosso pesar devido ao seu falecimento e ao mesmo tempo ressaltamos o quanto ele foi importante para o desenvolvimento do município – complementou Rechuan. Depois de ter deixado a Prefeitura de Resende, no começo de 1973, Pineschi voltou a disputar o cargo de prefeito da cidade através das eleições municipais de 1976, pela extinta ARENA (Aliança Renovadora Nacional). Na época, além de Pineschi, quatro outros candidatos disputaram a Prefeitura de Resende, sendo três da ARENA (entre eles, Pineschi) e dois do MDB (Movimento Democrático Brasileiro). Depois deste pleito de 1976, Pineschi continuou na vida pública, ocupando cargos importantes, por exemplo, na Prefeitura de Porto Real, terceiro distrito de Resende até a primeira metade da década de 1990. Em Resende, ele foi contemporâneo na política do atual vice-prefeito Noel de Oliveira.
Palavras chaves: HOMENAGEM PÓSTUMA