14/04/2009

Rechuan destaca redução nos casos de dengue como um dos resultados positivos

Prefeito concede entrevista coletiva à imprensa

Rechuan destaca redução nos casos de dengue como um dos resultados positivos

Crédito: Wagner Alves

A diminuição dos casos de Dengue em Resende nos três primeiros meses deste ano foi destacada na manhã desta terça-feira, dia 14, pelo prefeito José Rechuan (DEM) como um dos resultados positivos mais importantes nos cem primeiros dias do seu governo. Rechuan fez a afirmação durante uma entrevista coletiva aos jornalistas no Centro Administrativo da Beira-Rio, cuja pauta foi justamente apresentar à população um balanço das ações principais realizadas pela administração municipal no período de 01º de janeiro a 10 de abril. Rechuan disse que a população de Resende “tem motivos para comemorar uma vitória importante na mobilização contra a doença”

- Na manhã do dia 02 de janeiro, reafirmei que o combate a Dengue seria uma das prioridades do nosso governo. E quando assumimos a Prefeitura, a situação era desfavorável para a nossa administração, visto que encontramos a Secretaria Municipal de Saúde totalmente desestruturada. No caso dos agentes sanitários, por exemplo, eles estavam desestimulados. E o trabalho de prevenção nas comunidades deixava a desejar. Foi iniciada então uma verdadeira cruzada contra o mosquito e, a julgar pelos resultados alcançados, hoje todos estão de parabéns: o Poder Público, os segmentos organizados da sociedade, a população  e a Academia Militar das Agulhas Negras, que durante o mês de fevereiro nos auxiliou nas visitas domiciliares – disse o prefeito.

Acompanhado na entrevista pelo secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida, Daniel Brito, Rechuan relembrou os números da dengue em Resende, informando novamente que dos 41 casos suspeitos notificados nos três primeiros meses de 2009, apenas dois foram confirmados. No mesmo período do ano passado, a Secretaria notificou 429 casos suspeitos, dos quais 42 foram considerados positivos.

Fazendo um balanço completo das ações realizadas nos cem primeiros dias do seu mandato, o prefeito destacou resultados positivos também em outras áreas do serviço público, principalmente na recuperação do estado das ruas, avenidas e praças, cuja situação encontrada no dia 01º de janeiro ele classificou como caótica, “tendo em vista a quantidade enorme de buracos pelas vias públicas e o completo abandono destes logradouros devido ao acúmulo de lixo e à falta de um trabalho de conservação”. Rechuan disse que as melhorias realizadas pela Prefeitura na estrada de acesso ao aterro sanitário representaram uma medida importante visando regularizar a situação da coleta de lixo. Outras providências tomadas pelo Município contra o abandono das vias públicas foram as operações Tapa-Buracos e de Limpeza.

Na área social, o prefeito citou a implantação dos programas Segundo Turno (estudantes na faixa etária de cinco a 7 anos), Terceira Idade Ativa (cidadãos com mais de 50 anos) e Cárie Zero (prevenção contra a cárie em seis escolas públicas) “como conquistas importantes obtidas pela população no período”. A realização de reparos nas escolas municipais para a retomada do ano letivo, principalmente na Escola Marieta Salles Cunha (Baixada da Olaria); e o anúncio da construção de uma creche na área desta unidade de ensino foram consideradas pelo prefeito resultados positivos no setor da Educação.

Rechuan destacou a valorização do carnaval popular – com a realização do desfile de blocos no Centro da cidade e de bailes em determinados bairros da área urbana e na Zona Rural – como “ações importantes dentro do segmento da cultura”. Já na área de desenvolvimento econômico, o prefeito disse que, além de ter confirmado a implantação de duas empresas, o Município luta pela vinda de novos empreendimentos econômicos. As empresas que confirmaram sua vinda para Resende são a Mac Lane Logística e a SND Informática.

- Existem conversações com outras empresas, o que certamente vai resultar na implantação de mais empreendimentos em nossa cidade. Agora, é importante ressaltar o nosso esforço no sentido de fazer com que os trabalhadores de Resende tenham prioridade nos empregos que vão ser gerados por todas estas empresas – salientou o prefeito.

Palavras chaves: CEM DIAS DE GOVERNO