14/09/2010
Rechuan destaca importância do esforço comum pela recuperação da Santa Casa
Prefeito participa da entrega da reforma do ambulatório da instituição
Crédito: Divulgação - ACOM/PMR
Ao participar na noite desta segunda-feira, dia 13, da cerimônia de entrega das obras de reforma do ambulatório do SUS da Santa Casa, o prefeito José Rechuan (DEM) reafirmou a importância da “soma de esforços entre todos os segmentos organizados da sociedade de Resende pela recuperação financeira desta instituição hospitalar, que ao longo dos anos vem prestando relevantes serviços à população do Município”.
A cerimônia marcou também a inauguração da unidade do GAPC (Grupo de Apoio à Pessoas com Câncer), cujo funcionamento na Santa Casa ocorreu a partir de um trabalho realizado pelo vereador Kiko Besouchet (PP).
- Queremos aqui fortalecer cada vez mais a importância da Santa Casa para salvar vidas em Resende. Somente com a união de todas as pessoas, e de todos os segmentos do nosso município, poderemos manter a Santa Casa no lugar de destaque que esta unidade sempre mereceu dentro do sistema de saúde do Município. Devemos agradecer ainda ao empresariado resendense que tem apostado nos serviços da instituição e também manifestado seu apoio – declarou o prefeito, lembrando que desde o ano passado a Prefeitura ampliou o volume de repasses de verbas para a instituição em mais de quinze por cento.
Para Rechuan, “a conclusão das obras de reforma do ambulatório e a implantação da unidade do GAPC representam dois marcos importantes no trabalho conjunto realizado entre a Santa Casa e o Poder Público com o objetivo de melhorar ainda mais os serviços prestados à população”. Ele lembrou que nos próximos meses também serão finalizadas as obras de reforma do centro cirúrgico da Santa Casa, “o que vai tornar realidade mais um resultado positivo do esforço comum por esta unidade hospitalar”.
Além do prefeito, que estava acompanhado da primeira-dama do Município, Ana Paula Rechuan, participaram da cerimônia desta segunda-feira os secretários municipais Daniel Brito (Saúde), Rubens Almada (Obras), Marly Ceccoline Cortona (Assistência Social), Renato Viegas (Fazenda) e Reynaldo Raely (Turismo e Comércio), além do procurador geral do Município, Carlos Serra, e da diretora de Atenção Básica de Saúde da Prefeitura, Ana Paula Bueno; o vereador Kiko Besouchet, que representou a Câmara Municipal; a vice-prefeita de Itatiaia, Gilda Molica (PT); o provedor e a vice-provedora da Santa Casa, Fernando Rodrigues e Carmem Lúcia Pereira, respectivamente; o diretor clínico desta instituição, Fernando Bueno; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Soraia Andrade Costa; e o presidente do Grupo de Apoio à Pessoas com Câncer, Benedito Rodrigues.
Fazendo uso da palavra, o secretário municipal de Saúde, Daniel Brito, lembrou que há dez anos não eram realizadas melhorias no ambulatório, “o que reforça a importância dos serviços de melhorias implementados recentemente no setor”.
O provedor da instituição, Fernando Rodrigues, por sua vez, frisou que a reforma do ambulatório vai beneficiar diretamente a população de Resende, “que utiliza dos serviços da Santa Casa, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde)”.
Já o vereador Kiko Besouchet frisou que a implantação do GAPC em Resende “vai garantir um atendimento melhor às pessoas portadoras de câncer”.
- Após ter conhecido o trabalho da entidade em Volta Redonda, no ano passado, busquei o apoio da Prefeitura para que a unidade pudesse estar em Resende também. E o prefeito José Rechuan imediatamente abraçou esta nossa proposta, ajudando com isso a tornar realidade mais este serviço em nosso município. No meu caso, é uma honra poder oferecer meu auxílio à Santa Casa – disse o vereador, acrescentando que o grupo oferece aos pacientes orientação jurídica; atendimento psicológico, social, de nutrição e fisioterapêutico; e oficinas de artesanato, entre outros serviços, “totalmente gratuitos”.
Entre os eventos realizados na cerimônia da Santa Casa na noite desta segunda-feira esteve um culto ecumênico em homenagem aos 175 anos da instituição, do qual participaram Téo Mendes (representante da doutrina espírita); pastor José Márcio de Almeida Filho (Associação dos Evangélicos de Resende) e Maria Tereza Abraão (Igreja Católica).
A programação contou ainda com uma apresentação especial do coral da Terceira Idade Sonho Meu, uma das ações de inclusão social desenvolvidas pela Prefeitura de Resende, por meio do CCI (Centro de Convivência de Idosos).