19/12/2012

RECHUAN CONVERSA COM BELTRAME SOBRE OPERAÇÃO REALIZADA NA REGIÃO DA GRANDE ALEGRIA

Ação contou com 300 policiais militares e civis

Crédito: Marcio Fabian

O prefeito José Rechuan (PP) conversou, na manhã desta quarta-feira, dia 19, com o secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, para tratar da ‘Operação Resgate da Alegria', realizada na região da Grande Alegria, que reuniu, aproximadamente, 300 policiais, entre civis e militares, culminando com a apreensão de drogas, dinheiro, armas e no encaminhamento de, até o início da tarde, 42 pessoas para averiguação, na 89º Delegacia (Resende).

- O secretário Beltrame me ligou hoje (dia 19, quarta-feira), para falar sobre a operação que estava sendo iniciada na Região da Grande Alegria. E confirmou que a realização desta ação foi reforçada após a reunião que tivemos no último dia 5 de dezembro, no Rio de Janeiro, quando tratamos dos problemas relacionados à segurança no Município - comentou o prefeito.

Logo após este contato, Rechuan enviou ao governador Sérgio Cabral (PMDB), uma mensagem de agradecimento pelo pronto atendimento da Secretaria Estadual de Segurança Pública. E contou  ter recebido do secretário Beltrame a informação de que esta ação não será isolada. "Ele garantiu que o Serviço de Inteligência seguirá trabalhando, e que novas operações deverão ser executadas. Considero fundamental que este tipo de trabalho seja intensificado no interior do estado, e acredito que isto contribuirá para a redução dos índices de criminalidade", afirmou o prefeito.

A grande operação policial em Resende foi comandada pelo diretor do 5º Departamento de Área da Policia Civil, delegado Ricardo Martins; tendo também à frente o delegado da 89ª Delegacia, João Dias; e o comandante do 37º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Rogério Figueiredo de Lacerda. Durante a ação foram encaminhadas para a Delegacia 42 pessoas; cumpridos dois mandatos de prisão; apreendidas três armas, sendo dois calibre 38 e uma pistola 380; localizados cerca de um quilo de cocaína e um quilo de maconha e ainda, aproximadamente, R$ 18.400,00, cuja origem deverá ser comprovada.

O trabalho realizado pelos policiais foi iniciado por volta das 6 horas da manhã, e percorreu diversas ruas da região da Grande Alegria, tendo como base de apoio um trailer da Polícia Militar, situado próximo ao CIEP Augusto de Carvalho. Todo o trabalho foi acompanhado pelo superindentende de Ordem Pública da Prefeitura, José Antônio dos Santos. Conforme explica o tenente-coronel Figueiredo, nos últimos meses o serviço de inteligência das polícias Civil e Militar vem trabalhando em cima das prisões efetuadas, e observando uma suposta quadrilha que atuaria na região.

- Com estes dados fechados, apresentamos denúncia ao Ministério Público e a Justiça concedeu este mandato de busca e apreensão - destacou Figueiredo.

O apoio da Prefeitura nas ações de segurança pública também foi lembrado pelo comandante do Batalhão da Polícia Militar. "A integração da Prefeitura com as forças de segurança é muito importante, e sua atuação conjunta vem contribuindo de forma efetiva para a redução dos índices de criminalidade", afirmou o comandante.

Palavras chaves: GRANDE ALEGRIA