04/02/2009

A pedido do prefeito, hidromêtro terá desconto de 50 por cento

Rechuan cobra explicações e empresa volta atrás nos novos valores

Crédito: Arquivo ACOM/PMR

Em reunião realizada esta semana, no Centro Administrativo da Prefeitura, o prefeito José Rechuan (DEM) cobrou  explicações ao superintendente da empresa Águas das Agulhas Negras, Carlos Werner, sobre o aumento das contas de água dos imóveis que ainda não têm hidrômetros instalados. Após o encontro, Werner declarou que, a pedido do prefeito, o aumento registrado nestas contas foi cancelado.

Os usuários que já pagaram o valor cobrado terão a diferença ressarcida no próximo mês. Já os donos de imóveis que ainda não efetuaram o pagamento deverão procurar os escritórios da empresa para que os valores sejam recalculados. Por solicitação do prefeito, a concessionária decidiu também conceder um desconto de 50 por cento na instalação de hidrômetros aos usuários que ainda não contam com o equipamento.

O superintendente da Águas das Agulhas Negras, empresa concessionária do sistema de água e esgoto do Município, disse ao prefeito que a diferença verificada nos valores destas contas é decorrente de uma medida já estabelecida no processo de concessão do serviço, ocorrida na administração do ex-prefeito Silvio de Carvalho (PMDB). A medida estabeleceu que, no caso dos imóveis sem hidrômetros, seriam lançados como base de cálculos os consumos de 10, 20, 30 e 40 metros cúbicos para imóveis com um, dois, três e quatro ou mais quartos, respectivamente. Segundo a concessionária, cerca de mil usuários tiveram os valores de suas contas alterados por conta desta medida.

Na reunião desta semana, atendendo a uma solicitação de Rechuan, a concessionária resolveu conceder um prazo de seis meses para que os proprietários de imóveis sem hidrômetros solicitem a instalação do equipamento. O valor pela instalação do equipamento, já incluído o desconto pedido pelo prefeito, virá inserido nas próximas contas. A concessionária ressalta a importância da instalação dos hidrômetros em todos os imóveis, “pois o consumo medido pelo equipamento representa a maneira mais justa na definição dos valores das contas”.

Com o objetivo de esclarecer os usuários cujas contas tiveram os valores alterados, a empresa concessionária vai distribuir uma carta aberta na qual também poderão ser encontrados os endereços dos seus escritórios em Resende. Os escritórios da Águas das Agulhas Negras se localizam na Rua Pintor Nunes de Paula 57, próximo ao Terminal Rodoviário do Centro, e na Estrada Resende-Riachuelo, ao lado do Parque de Exposições. Outras dúvidas poderão ser esclarecidas também pelo Disque-Água, através do número 115.

Nesta mesma carta, a concessionária informa que quanto à atualização de valores sobre todas as contas, inclusive nos imóveis que já tem os hidrômetros instalados, ela é decorrente de um decreto também assinado pela administração anterior. Publicado no Boletim Oficial de 28 de novembro de 2008, este decreto elevou a tarifa básica de água de R$ 0,78 para R$ 0,87, o que em média gerou um acréscimo de 11 por cento nas contas.

Palavras chaves: CONTAS DE ÁGUA