09/02/2009

Rechuan busca recursos em Brasília

Presidente Lula recebe prefeitos de todo o país

Rechuan busca recursos em Brasília

O prefeito José Rechuan (DEM) viaja hoje à Brasília com dois compromissos importantes na agenda: participar do Encontro Nacional de Prefeitos e manter contatos visando agilizar a liberação de recursos federais da ordem de 3,3 milhões para novas obras e serviços no Município. O encontro de prefeitos – que será aberto pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) – acontece nesta terça e quarta-feira, dias 10 e 11 de fevereiro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Já as verbas cuja liberação será reivindicada por Rechuan se destinam a investimentos nos setores de esporte e lazer; assistência social; turismo; educação e desenvolvimento urbano.

As emendas para a realização destas ações foram provenientes de um pedido encaminhado pelo próprio prefeito, no final do ano passado, na sua primeira viagem à Brasília logo após o período eleitoral. Os recursos foram solicitados a parlamentares da bancada fluminense e, por determinação do prefeito, os secretários municipais já estão trabalhando na elaboração dos projetos relacionados às obras e serviços previstos. A expectativa de Rechuan é de que os recursos sejam liberados em breve.

- A própria participação do presidente Lula no encontro nacional dos prefeitos é um demonstrativo claro de que o Governo Federal vai oferecer uma atenção especial a todos os municípios brasileiros. Por isso, estamos indo à capital do país confiantes de que poderemos trazer na viagem de volta boas notícias quanto aos recursos para a nossa cidade. As emendas prevendo a liberação destas verbas já estão, inclusive, inseridas no orçamento da União relativo ao exercício de 2009 – disse Rechuan.

As ações planejadas para serem realizadas com este montante de recursos são as seguintes: funcionamento de núcleos de esporte recreativo e de lazer; programas na rede de proteção social básica; serviços de modernização de infra-estrutura para a área do esporte; sinalização turística; apoio a entidades de ensino superior não federais; apoio a projetos de infra-estrutura turística; e ações na área de desenvolvimento urbano. As emendas foram inseridas no orçamento da União de 2009 pelos deputados Miro Teixeira (PDT); Rodrigo Maia, Índio da Costa, Arolde de Oliveira e Rogério Lisboa, os quatro do DEM; Felipe Bornier (PHS); Cida Diogo (PT); Leonardo Picciani (PMDB) e Deley (PSC).

RECURSOS PERDIDOS PELO GOVERNO PASSADO – Rechuan também aproveitará sua estada em Brasília para tentar recuperar quase R$ 1 milhão em recursos federais destinados a Resende que foram perdidos no ano passado porque o ex-prefeito Silvio de Carvalho (PMDB) não assinou os respectivos convênios. No caso destas verbas, elas tinham sido liberadas pela União para obras e serviços nas áreas de esporte e lazer; infra-estrutura; saneamento básico e desenvolvimento rural.

- Vamos manter contatos com dirigentes de ministérios e deputados federais em busca de alguma medida que possa nos levar à recuperação destes recursos. Vamos saber se alguma coisa ainda pode ser feita. Lamentamos profundamente que o nosso município esteja ameaçado de perder essas verbas porque os respectivos convênios não foram assinados pelo ex-prefeito – finalizou Rechuan.

Palavras chaves: NOVAS OBRAS